Gestão da Inovação
Última atualização: 09/12/2024
O Programa de Inovação do TRF5 filia-se diretamente ao objetivo estratégico ‘Incentivar a inovação institucional como forma de prover novas soluções que otimizem os resultados organizacionais’. Guarda, também, alinhamento aos objetivos "Aprimorar as políticas e diretrizes de gestão de pessoas", "Aprimorar a gestão administrativa e a governança institucional" e "Aprimorar a Gestão do Conhecimento Organizacional". Instituído pelo Ato nº 281/2021 da Presidência do Tribunal, o Programa de Inovação cumpriu uma ampla agenda em 2022, avançando no processo de sedimentação de uma cultura de inovação, por meio de iniciativas que engajou não apenas os órgãos que compõem a JF5, mas também outros organismos que integram o ecossistema de inovação da JF5.
Tem alguma ideia para inovar a Justiça Federal da 5ª Região?
1. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS DO PROGRAMA DE INOVAÇÃO DA JF5
- - Horizontalidade
- - Gestão judicial democrática
- - Cocriação e da colaboração judiciais
- - Independência judicial compartilhada
- - Racionalidade experimental
- - Flexibilidade
- - Adaptabilidade
- - Desburocratização
- - Modernização
- - Cultura de simplicidade
- - Cultura digital judicial
- - Cultura da inovação
- - Desenvolvimento humano
- - Acessibilidade
- - Comunicação judicial empática e inclusiva
- - Diversidade
- - Polifonia de ideias
- - Desenvolvimento sustentável
- - Centralidade no jurisdicionado
- - Transparência
- Atuar como usina de ideias, criação e desenvolvimento de projetos inovadores, mediante a utilização de métodos que permitam a reflexão, a interação, a cocriação, a empatia, a troca de conhecimento e a prototipagem;
- Fomentar atividades de pesquisa e inovação no TRF5 e na JF5, por meio do intercâmbio com os demais laboratórios que integram o Programa JF5 em Rede;
- Conectar atores públicos, iniciativa privada, instituições de ensino e pesquisa, associações e entidades de classe e demais pessoas e organizações interessadas na dinâmica do Poder Judiciário, para que possam, junto com o TRF5, atuar na solução de problemas da JF5;
- Apoiar a administração e unidades dos órgãos que integram a JF5 na busca de soluções para problemas institucionais, tomando por base metodologias de inovação e inteligência que considerem a empatia, colaboração interinstitucional e a experimentação.
2. A INOVAÇÃO EM REDE
- Promover a governança em rede da política de inovação no âmbito da Justiça Federal da 5ª Região;
- Fomentar o ecossistema de inovação na Justiça Federal da 5ª Região; promover o alinhamento participativo entre o Tribunal e as Seções Judiciárias na priorização da política de inovação;
- Atuar na formação e potencialização de atores para desempenharem papéis de liderança, assim como de disseminadores das boas práticas de inovação e de gestão do conhecimento organizacional; e
- Articular com atores externos que possam contribuir com a Rede de Inovação da Justiça Federal da 5ª Região, inclusive por meio da proposição de convênios ou acordos com instituições de pesquisa e inovação;
- Desembargador Federal Leonardo Resende, Coordenador da JF5 em Rede
- Juiz Federal Alcides Saldanha, Juiz Auxiliar da Presidência
- Juíza Federal Aline Soares, representante da JFAL
- Juiz Federal Júlio Coelho Neto, representante da JFCE
- Juiz Federal Bruno Teixeira, representante da JFPB
- Juiz Federal Jaime Travassos, representante da JFPE
- Juiz Federal Tiago Brasileiro, representante da JFSE
- Telma Roberta Vasconcelos Motta, Diretora-Geral do Tribunal
- Robson Godoi, Diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal
- Magnus Medeiros, Diretor de Modernização e Inovação do Tribunal
3. LABORATÓRIOS PARA INOVAR
Local | Site |
---|---|
JFAL | https://inovacao.jfal.jus.br |
JFCE | https://www.jfce.jus.br/inovajus |
JFPE | https://fervolab.jfpe.jus.br |
JFRN | https://i9.jfrn.jus.br/i9 |
JFSE | https://www.jfse.jus.br/inovese/ |
Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
O Time de Laboratoristas da JF5
Nome do Laboratorista | Órgão |
---|---|
Carolinne Suzy Lins Rodrigues | JFAL |
Geórgia Nunes de Santiago Lima | JFAL |
Giselle Rolemberg de Macedo Maciel | JFAL |
Jorge Luiz de Melo Torres | JFAL |
Deive Rose Queiroz da Silva Tindou | JFCE |
Emanuela Silva Ribeiro | JFCE |
Flavia Costa Barros Teixeira | JFCE |
Gabriela Lima Fontenelle Câmara | JFCE |
Jose Matias Neto | JFCE |
Marcos Heleno Moura Filho | JFCE |
Rebeca Ferreira Brasil | JFCE |
Rhiana Mara Bessa Gomes | JFCE |
Samuel de Oliveira Melo | JFCE |
Vinicius Dantas e Melo | JFCE |
Samara Vieira Rocha de Queiroz | JFPB |
Bruno Soares Simões Ferreira | JFPE |
Danielly Barros Beserra | JFPE |
Fernando Augusto Calixto Teixeira | JFPE |
Gabriela Arruda de Assunção | JFPE |
Juliana Feitosa de Sá | JFPE |
Ludmila Coutinho da Silveira de Oliveira | JFPE |
Romulo Jose Coelho Bezerra | JFPE |
Vanessa Hirakawa Martins | JFPE |
Vania Vidal Sampaio | JFPE |
Ana Paula Moura Silva | JFRN |
Breno Gomes Alves | JFRN |
Caio Diniz Fonseca | JFRN |
Cybelle Lemos (Bel) | JFRN |
Ernane César de Oliveira Bastos | JFRN |
Fernanda Simonetti Alves Coêlho | JFRN |
Ingrid Silva Ribeiro de Andrade Dantas | JFRN |
Marcio Custodio da Silva | JFRN |
Shirley Magnólia Baumgartner C. de Oliveira | JFRN |
Vitor Izaías Soares de Macêdo | JFRN |
Alaim Matos Henriques Nascimento | JFSE |
Danilo José Siqueira Secundo | JFSE |
Fernanda Teles Querino Oliveira | JFSE |
Juliana Guimarães de Carvalho | JFSE |
Moisés Adorno | JFSE |
Cláudia Virgínia Medeiros Lopes | TRF5 |
Isabelle de Almeida Câmara | TRF5 |
Isaura Ângela Rodrigues Aragão | TRF5 |
Magnus Henrique de Medeiros | TRF5 |
Marcos Vinícius Rocha Nascimento | TRF5 |
Olivan Pereira de Melo Junior | TRF5 |
Pedro Alexandre Matias Bezerra | TRF5 |
Rafael Barbosa Gomes | TRF5 |
Rodrigo Pereira da Cunha | TRF5 |
Tito Lívio da Cunha Lopes | TRF5 |
4. PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARA INOVAR
Residência em TI aplicada à área jurídica
4.1 CURSOS
- Introdução à facilitação;
- Liderança de grupos;
- Tomada de decisão participativa;
- Oportunidades para facilitação;
- Planejamento 1 - Visão Geral;
- Planejamento 2 - Arcos do Processo;
- Planejamento 3 - Desenho da Programação;
- Simulações de crises em facilitações;
- Aspectos práticos - apresentação das facilitações.
- Juliene Gama Tenório
- Magnus Henrique de Medeiros
- Marcos Fontellas Sugahara
- Marcos Vinicius Costa Domingues da Silva
- Módulo 1: Introdução ao programa
- Objetivo: Apresentar a abordagem metodológica que iremos trabalhar no programa
- Conteúdo: Introdução ao Design Thinking”. - Módulo 2: Módulos de trabalho colaborativo
- Objetivo: Trabalhar nos desafios e apresentar propostas de solução. O primeiro módulo será para definição e imersão no desafio (temos um bom desafio). O segundo para ideação (pequenas ideias grandes mudanças) e o terceiro para criar uma proposta de solução (joga a ideia no mundo).
- Conteúdo: definição e imersão da situação desafio; o processo de ideação; criar uma proposta de solução.; - Módulo 3: Festival de aprendizado
- Objetivo: Provocar a troca de conhecimento entre os participantes. Cada equipe deverá organizar um workshop para facilitar para os colegas. O primeiro dia será para instruções de como os grupos devem se organizar e os dois seguintes será o festival aberto para todos os servidores do tribunal participarem. Cada grupo deverá criar um workshop de 1h.
- Conteúdo: Preparação de um Workshop com recursos de Design Thinking; - Módulo 4: Acompanhamento dos times: Mentoria
- Objetivo: Auxiliar os participantes fornecendo insights sobre inovação para continuidade e bom andamento das atividades do programa.
- Conteúdo: O desenvolvimento da solução até o protótipo com técnicas de Design Thinking" - Módulo 5: Evento de encerramento
- Objetivo: Apresentar resultados do programa
- Detalhamento: Evento com apresentação do resultado do programa e formatura dos hubgovers. Todos os times apresentam suas propostas e fazemos uma formatura dos hubgovers.
- Conteúdo: Apresentação das soluções construídas.
- Cláudia Virgínia Medeiros Lopes
- Isabelle de Almeida Câmara
- Isaura Angela Rodrigues Aragão
- Marcos Vinícius Rocha Nascimento
- Olivan Pereira de Melo Junior
- Pedro Alexandre Matias Bezerra
- Rafael Barbosa Gomes
- Rodrigo Pereira da Cunha
- Tito Lívio da Cunha Lopes
- Karla Ramos de Medeiros
- Introdução
- Evolução e contexto da inovação organizacional;
- Perfil e vocação das iniciativas;
- Carta de serviços de um laboratório de inovação;
- Configuração do espaço físico de um laboratório de inovação
- Marco legal de um laboratório de inovação;
- Governança de um laboratório de inovação;
- Formação de multiplicadores;
- Comunicação e engajamento no processo de implantação de um programa de inovação.
- Magnus Henrique de Medeiros
- Rachel Pacheco Hopper Guimaraes Bertino
- Robson Godoi de Albuquerque Maranhão
5. EDUCAÇÃO CORPORATIVA PARA INSTITUIR A GOVERNANÇA DA INOVAÇÃO.
6. Catálogo de inovações
Nome da iniciativa Inovadora: Governança das Aquisições
Problema ou desafio | A Governança das Aquisições nasceu da necessidade de se estabelecer um modelo de governança na JF5, propiciando a coordenação e a racionalização do capital intelectual e financeiro da instituição, em benefício do desenvolvimento de projetos de impacto, além da importância da tecnologia no exercício de uma jurisdição mais ágil, qualificada e sustentável. |
Público alvo | Todos os gestores que realizam alguma aquisição/contratação; Todos os gestores de Centros de Custo; A administração do Tribunal |
Descrição da inovação | A Governança das Aquisições possibilita:
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Resultados |
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Indicadores | Para auxiliar os gestores na tomada de decisão, foi desenvolvido uns critérios para criação de um Rank de aquisições/contratações (categorização, avaliação e seleção e priorização) para definir a prioridade de cada caso a partir dos seus indicadores; esses indicadores são acompanhados com o auxílio de dashboards. |
Metodologias Ágeis | A partir da definição do problema o processo de construção da Governança das Aquisições foi realizada reunindo os principais responsáveis pela administração do orçamento destinado a aquisições e contratações. Tento todo seu processo de ideação e prototipação sendo desenvolvido. Para gerenciar os processos, facilitando entender as demandas em que fase elas se encontram, utilizando gestão de projetos, é adotado a metodologia Kanban no sistema Jira. A partir da definição do problema processo de construção da Governança das Aquisições foi realizado reunindo os principais responsáveis pela administração do orçamento destinado a aquisições e contratações, representando todos os usuários do processo. Dentre eles: - Telma Roberta Vasconcelos Motta - Diretora Geral; - Robson Godoi de Albuquerque Maranhão - Diretor de Gestão Estratégica; - Marcelo Nobre Tavares - Diretor Administrativo; - Sebastião Marcos Campelo - Diretor de Orçamento e - Moacir Antônio Giordano - Diretor de Sistemas Administrativos. Diversas reuniões foram realizadas para desenvolver cada um dos pilares da solução: Estruturação do orçamento em Centros de Custo (BI); Reorganização das dinâmicas para a composição de um Plano Anual de Contratações (SGA); Priorização e organização da dinâmica de Compras Compartilhadas; Antecipação dos processos licitatórios através de um Calendário; e Conexão, agilidade, transparência e gestão de todo o processo (Jira e BI) |
Metas CNJ 2024 | Estimular a inovação no Poder Judiciário (TST, Justiça Estadual, Justiça Federal, Justiça Militar da União e dos Estados, Justiça Eleitoral e Justiça do Trabalho): Com o desenvolvimento dessa iniciativa inovadora, outros grupos serão estimulados quando perceberem que suas soluções podem se tornar realidade ao serem aprovadas. |
Objetivos estratégicos da JF5 |
|
Objetivos de desenvolvimento sustentável | Trabalho decente e crescimento econômico: Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas e criatividade e inovação. |
Nome da iniciativa Inovadora: Indicação de Bancos Disponíveis
Problema ou desafio | Possibilidade de realizar a escolha da instituição financeira onde pretende receber os valores de Requisitórios sejam RPV ou Precatórios, pois a escolha realizada pelo sistema obedecia unicamente a divisão entre Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal definida pelo sistema de forma que ambos os bancos recebessem valores iguais. |
Público alvo | Partes, advogados e escritórios que foram indicados pelo juízo da execução no ofício requisitório. |
Descrição da inovação | Disponibilizado no Portal do TRF5, por meio de acesso com certificado digital, para que a parte, advogado ou escritório faça a escolha da instituição financeira onde pretende receber os valores de seus requisitórios sejam RPV ou Precatórios, se pelo banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. |
Resultados | Partes, advogados e escritórios puderam fazer a escolha do banco preferencial a receber valores de RPV ou Precatório. Neste caso, o sistema irá respeitar a escolha feita, desde que seja mantido o equilíbrio de pagamentos realizados pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. |
Metas CNJ 2024 | Estimular a inovação no Poder Judiciário (TST, Justiça Estadual, Justiça Federal, Justiça Militar da União e dos Estados, Justiça Eleitoral e Justiça do Trabalho): Com o desenvolvimento dessa iniciativa inovadora, outros grupos serão estimulados quando perceberem que suas soluções podem se tornar realidade ao serem aprovadas. |
Objetivos estratégicos da JF5 |
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Objetivos de desenvolvimento sustentável | Trabalho decente e crescimento econômico: Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas e criatividade e inovação. |
Nome da iniciativa Inovadora: Painel de contas 005 do BI
Problema ou desafio | Muitos processos arquivados com valores ainda depositados e não levantados em contas judiciais 005. |
Público alvo | Todas as varas da região. |
Descrição da inovação | Através de atualizações do painel, utilizando um arquivo encaminhado pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, é possível identificar quais processos possuem contas de depósitos judiciais 005 vinculadas quais processos e filtrar quais processos estão arquivados, possibilitando que o gerenciamento seja realizado em todos os processos que ainda possuem contas não levantadas e que já foram arquivados. |
Resultados | Cada unidade pôde gerenciar o total de valores depositados. Na terceira vara, unidade onde trabalho, reduzimos pela metade os valores depositados em processos arquivados. O trabalho continua mensalmente, com a inserção dos valores atualizados no painel BI. |
Indicadores | Cada unidade gerencia o total de valores depositados. O trabalho fica mensalmente através do painel BI. |
Colaboração | Desenvolvido em parceria entre a JFAL e o TRF5 |
Metas CNJ 2024 | Estimular a inovação no Poder Judiciário (TST, Justiça Estadual, Justiça Federal, Justiça Militar da União e dos Estados, Justiça Eleitoral e Justiça do Trabalho): Com o desenvolvimento dessa iniciativa inovadora, outros grupos serão estimulados quando perceberem que suas soluções podem se tornar realidade ao serem aprovadas.0 |
Objetivos estratégicos da JF5 |
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Objetivos de desenvolvimento sustentável | Trabalho decente e crescimento econômico: Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas e criatividade e inovação. |
Nome da iniciativa Inovadora: Sistema Instant
Problema ou desafio | A iniciativa surgiu devido a uma lentidão identificada no PJE provocada pelo módulo antigo de inspeção judicial que gerava instabilidade e indisponibilidade. Isso tornava praticamente inviável trabalhar no Pje. |
Público alvo | Todos os servidores e magistrados da JF5. |
Descrição da inovação | A iniciativa traz uma elaboração de um micro serviço externo ao PJe, uma arquitetura compatível com Pje Nacional e uma interoperabilidade com PJe-TRF5 e PJe Nacional. A iniciativa tem o objetivo de desacoplar o antigo módulo de inspeção e realizar inspeções judiciais ordinárias e Correições no âmbito da JF-5 com estabilidade e velocidade. |
Metodologias ágeis e indicadores | O processo de desenvolvimento do Sistema Instant se deu com uso de metodologias ágeis e indicadores em todo o projeto. Foi observada:
|
Resultados | Os resultados foram obtidos através de feedbacks positivos pelos Servidores e magistrados sobre o sistema. No geral, eles apresentaram uma boa satisfação com o sistema principalmente se comparado com o módulo antigo de inspeção judicial e por trazer novas funcionalidades que melhoram a realização inspeções judiciais. |
Metas CNJ 2024 |
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Objetivos estratégicos da JF5 |
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Objetivos de desenvolvimento sustentável |
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7. Gestão do Conhecimento e Aprendizado Organizacional
Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estão em andamento três cursos de pós-graduação, focados em magistrado(as) e servidores(as) da JF5: especializações em Governança e Gestão Ágil da Justiça Federal; em Governança e Gestão de Pessoas e em Jurisdição Inovadora.
As aulas começaram em junho de 2022 e mais de 100 alunos estão inscritos, tanto da JF5 quanto de outros órgãos do Judiciário, como TRTs e TREs.
Além dos cursos de pós graduação, o Relatório de Boas Práticas de Varas Federais e dos Núcleos Jurídicos é uma iniciativa que configura como prática de Gestão de Conhecimento da JF5, filiada ao objetivo estratégico Aprimorar a Gestão do Conhecimento Organizacional, encartado no Planejamento Estratégico desta Corte Regional.
Gestão da Inovação
O Programa de Inovação do TRF5 filia-se diretamente ao objetivo estratégico ‘Incentivar a inovação institucional como forma de prover novas soluções que otimizem os resultados organizacionais’. Guarda, também, alinhamento aos objetivos "Aprimorar as políticas e diretrizes de gestão de pessoas", "Aprimorar a gestão administrativa e a governança institucional" e "Aprimorar a Gestão do Conhecimento Organizacional". Instituído pelo Ato nº 281/2021 da Presidência do Tribunal, o Programa de Inovação cumpriu uma ampla agenda em 2022, avançando no processo de sedimentação de uma cultura de inovação, por meio de iniciativas que engajou não apenas os órgãos que compõem a JF5, mas também outros organismos que integram o ecossistema de inovação da JF5.Tem alguma ideia para inovar a Justiça Federal da 5ª Região?
1. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS DO PROGRAMA DE INOVAÇÃO DA JF5
- - Horizontalidade
- - Gestão judicial democrática
- - Cocriação e da colaboração judiciais
- - Independência judicial compartilhada
- - Racionalidade experimental
- - Flexibilidade
- - Adaptabilidade
- - Desburocratização
- - Modernização
- - Cultura de simplicidade
- - Cultura digital judicial
- - Cultura da inovação
- - Desenvolvimento humano
- - Acessibilidade
- - Comunicação judicial empática e inclusiva
- - Diversidade
- - Polifonia de ideias
- - Desenvolvimento sustentável
- - Centralidade no jurisdicionado
- - Transparência
- Atuar como usina de ideias, criação e desenvolvimento de projetos inovadores, mediante a utilização de métodos que permitam a reflexão, a interação, a cocriação, a empatia, a troca de conhecimento e a prototipagem;
- Fomentar atividades de pesquisa e inovação no TRF5 e na JF5, por meio do intercâmbio com os demais laboratórios que integram o Programa JF5 em Rede;
- Conectar atores públicos, iniciativa privada, instituições de ensino e pesquisa, associações e entidades de classe e demais pessoas e organizações interessadas na dinâmica do Poder Judiciário, para que possam, junto com o TRF5, atuar na solução de problemas da JF5;
- Apoiar a administração e unidades dos órgãos que integram a JF5 na busca de soluções para problemas institucionais, tomando por base metodologias de inovação e inteligência que considerem a empatia, colaboração interinstitucional e a experimentação.
2. A INOVAÇÃO EM REDE
- Promover a governança em rede da política de inovação no âmbito da Justiça Federal da 5ª Região;
- Fomentar o ecossistema de inovação na Justiça Federal da 5ª Região; promover o alinhamento participativo entre o Tribunal e as Seções Judiciárias na priorização da política de inovação;
- Atuar na formação e potencialização de atores para desempenharem papéis de liderança, assim como de disseminadores das boas práticas de inovação e de gestão do conhecimento organizacional; e
- Articular com atores externos que possam contribuir com a Rede de Inovação da Justiça Federal da 5ª Região, inclusive por meio da proposição de convênios ou acordos com instituições de pesquisa e inovação;
- Desembargador Federal Leonardo Resende, Coordenador da JF5 em Rede
- Juiz Federal Alcides Saldanha, Juiz Auxiliar da Presidência
- Juíza Federal Aline Soares, representante da JFAL
- Juiz Federal Júlio Coelho Neto, representante da JFCE
- Juiz Federal Bruno Teixeira, representante da JFPB
- Juiz Federal Jaime Travassos, representante da JFPE
- Juiz Federal Tiago Brasileiro, representante da JFSE
- Telma Roberta Vasconcelos Motta, Diretora-Geral do Tribunal
- Robson Godoi, Diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal
- Magnus Medeiros, Diretor de Modernização e Inovação do Tribunal
3. LABORATÓRIOS PARA INOVAR
Local | Site |
---|---|
JFAL | https://inovacao.jfal.jus.br |
JFCE | https://www.jfce.jus.br/inovajus |
JFPE | https://fervolab.jfpe.jus.br |
JFRN | https://i9.jfrn.jus.br/i9 |
JFSE | https://www.jfse.jus.br/inovese/ |
Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
O Time de Laboratoristas da JF5
Nome do Laboratorista | Órgão |
---|---|
Carolinne Suzy Lins Rodrigues | JFAL |
Geórgia Nunes de Santiago Lima | JFAL |
Giselle Rolemberg de Macedo Maciel | JFAL |
Jorge Luiz de Melo Torres | JFAL |
Deive Rose Queiroz da Silva Tindou | JFCE |
Emanuela Silva Ribeiro | JFCE |
Flavia Costa Barros Teixeira | JFCE |
Gabriela Lima Fontenelle Câmara | JFCE |
Jose Matias Neto | JFCE |
Marcos Heleno Moura Filho | JFCE |
Rebeca Ferreira Brasil | JFCE |
Rhiana Mara Bessa Gomes | JFCE |
Samuel de Oliveira Melo | JFCE |
Vinicius Dantas e Melo | JFCE |
Samara Vieira Rocha de Queiroz | JFPB |
Bruno Soares Simões Ferreira | JFPE |
Danielly Barros Beserra | JFPE |
Fernando Augusto Calixto Teixeira | JFPE |
Gabriela Arruda de Assunção | JFPE |
Juliana Feitosa de Sá | JFPE |
Ludmila Coutinho da Silveira de Oliveira | JFPE |
Romulo Jose Coelho Bezerra | JFPE |
Vanessa Hirakawa Martins | JFPE |
Vania Vidal Sampaio | JFPE |
Ana Paula Moura Silva | JFRN |
Breno Gomes Alves | JFRN |
Caio Diniz Fonseca | JFRN |
Cybelle Lemos (Bel) | JFRN |
Ernane César de Oliveira Bastos | JFRN |
Fernanda Simonetti Alves Coêlho | JFRN |
Ingrid Silva Ribeiro de Andrade Dantas | JFRN |
Marcio Custodio da Silva | JFRN |
Shirley Magnólia Baumgartner C. de Oliveira | JFRN |
Vitor Izaías Soares de Macêdo | JFRN |
Alaim Matos Henriques Nascimento | JFSE |
Danilo José Siqueira Secundo | JFSE |
Fernanda Teles Querino Oliveira | JFSE |
Juliana Guimarães de Carvalho | JFSE |
Moisés Adorno | JFSE |
Cláudia Virgínia Medeiros Lopes | TRF5 |
Isabelle de Almeida Câmara | TRF5 |
Isaura Ângela Rodrigues Aragão | TRF5 |
Magnus Henrique de Medeiros | TRF5 |
Marcos Vinícius Rocha Nascimento | TRF5 |
Olivan Pereira de Melo Junior | TRF5 |
Pedro Alexandre Matias Bezerra | TRF5 |
Rafael Barbosa Gomes | TRF5 |
Rodrigo Pereira da Cunha | TRF5 |
Tito Lívio da Cunha Lopes | TRF5 |
4. PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARA INOVAR
Residência em TI aplicada à área jurídica
4.1 CURSOS
- Introdução à facilitação;
- Liderança de grupos;
- Tomada de decisão participativa;
- Oportunidades para facilitação;
- Planejamento 1 - Visão Geral;
- Planejamento 2 - Arcos do Processo;
- Planejamento 3 - Desenho da Programação;
- Simulações de crises em facilitações;
- Aspectos práticos - apresentação das facilitações.
- Juliene Gama Tenório
- Magnus Henrique de Medeiros
- Marcos Fontellas Sugahara
- Marcos Vinicius Costa Domingues da Silva
- Módulo 1: Introdução ao programa
- Objetivo: Apresentar a abordagem metodológica que iremos trabalhar no programa
- Conteúdo: Introdução ao Design Thinking”. - Módulo 2: Módulos de trabalho colaborativo
- Objetivo: Trabalhar nos desafios e apresentar propostas de solução. O primeiro módulo será para definição e imersão no desafio (temos um bom desafio). O segundo para ideação (pequenas ideias grandes mudanças) e o terceiro para criar uma proposta de solução (joga a ideia no mundo).
- Conteúdo: definição e imersão da situação desafio; o processo de ideação; criar uma proposta de solução.; - Módulo 3: Festival de aprendizado
- Objetivo: Provocar a troca de conhecimento entre os participantes. Cada equipe deverá organizar um workshop para facilitar para os colegas. O primeiro dia será para instruções de como os grupos devem se organizar e os dois seguintes será o festival aberto para todos os servidores do tribunal participarem. Cada grupo deverá criar um workshop de 1h.
- Conteúdo: Preparação de um Workshop com recursos de Design Thinking; - Módulo 4: Acompanhamento dos times: Mentoria
- Objetivo: Auxiliar os participantes fornecendo insights sobre inovação para continuidade e bom andamento das atividades do programa.
- Conteúdo: O desenvolvimento da solução até o protótipo com técnicas de Design Thinking" - Módulo 5: Evento de encerramento
- Objetivo: Apresentar resultados do programa
- Detalhamento: Evento com apresentação do resultado do programa e formatura dos hubgovers. Todos os times apresentam suas propostas e fazemos uma formatura dos hubgovers.
- Conteúdo: Apresentação das soluções construídas.
- Cláudia Virgínia Medeiros Lopes
- Isabelle de Almeida Câmara
- Isaura Angela Rodrigues Aragão
- Marcos Vinícius Rocha Nascimento
- Olivan Pereira de Melo Junior
- Pedro Alexandre Matias Bezerra
- Rafael Barbosa Gomes
- Rodrigo Pereira da Cunha
- Tito Lívio da Cunha Lopes
- Karla Ramos de Medeiros
- Introdução
- Evolução e contexto da inovação organizacional;
- Perfil e vocação das iniciativas;
- Carta de serviços de um laboratório de inovação;
- Configuração do espaço físico de um laboratório de inovação
- Marco legal de um laboratório de inovação;
- Governança de um laboratório de inovação;
- Formação de multiplicadores;
- Comunicação e engajamento no processo de implantação de um programa de inovação.
- Magnus Henrique de Medeiros
- Rachel Pacheco Hopper Guimaraes Bertino
- Robson Godoi de Albuquerque Maranhão
5. EDUCAÇÃO CORPORATIVA PARA INSTITUIR A GOVERNANÇA DA INOVAÇÃO.
6. Catálogo de inovações
Nome da iniciativa Inovadora: Governança das Aquisições
Problema ou desafio | A Governança das Aquisições nasceu da necessidade de se estabelecer um modelo de governança na JF5, propiciando a coordenação e a racionalização do capital intelectual e financeiro da instituição, em benefício do desenvolvimento de projetos de impacto, além da importância da tecnologia no exercício de uma jurisdição mais ágil, qualificada e sustentável. |
Público alvo | Todos os gestores que realizam alguma aquisição/contratação; Todos os gestores de Centros de Custo; A administração do Tribunal |
Descrição da inovação | A Governança das Aquisições possibilita:
|
Resultados |
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Indicadores | Para auxiliar os gestores na tomada de decisão, foi desenvolvido uns critérios para criação de um Rank de aquisições/contratações (categorização, avaliação e seleção e priorização) para definir a prioridade de cada caso a partir dos seus indicadores; esses indicadores são acompanhados com o auxílio de dashboards. |
Metodologias Ágeis | A partir da definição do problema o processo de construção da Governança das Aquisições foi realizada reunindo os principais responsáveis pela administração do orçamento destinado a aquisições e contratações. Tento todo seu processo de ideação e prototipação sendo desenvolvido. Para gerenciar os processos, facilitando entender as demandas em que fase elas se encontram, utilizando gestão de projetos, é adotado a metodologia Kanban no sistema Jira. A partir da definição do problema processo de construção da Governança das Aquisições foi realizado reunindo os principais responsáveis pela administração do orçamento destinado a aquisições e contratações, representando todos os usuários do processo. Dentre eles: - Telma Roberta Vasconcelos Motta - Diretora Geral; - Robson Godoi de Albuquerque Maranhão - Diretor de Gestão Estratégica; - Marcelo Nobre Tavares - Diretor Administrativo; - Sebastião Marcos Campelo - Diretor de Orçamento e - Moacir Antônio Giordano - Diretor de Sistemas Administrativos. Diversas reuniões foram realizadas para desenvolver cada um dos pilares da solução: Estruturação do orçamento em Centros de Custo (BI); Reorganização das dinâmicas para a composição de um Plano Anual de Contratações (SGA); Priorização e organização da dinâmica de Compras Compartilhadas; Antecipação dos processos licitatórios através de um Calendário; e Conexão, agilidade, transparência e gestão de todo o processo (Jira e BI) |
Metas CNJ 2024 | Estimular a inovação no Poder Judiciário (TST, Justiça Estadual, Justiça Federal, Justiça Militar da União e dos Estados, Justiça Eleitoral e Justiça do Trabalho): Com o desenvolvimento dessa iniciativa inovadora, outros grupos serão estimulados quando perceberem que suas soluções podem se tornar realidade ao serem aprovadas. |
Objetivos estratégicos da JF5 |
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Objetivos de desenvolvimento sustentável | Trabalho decente e crescimento econômico: Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas e criatividade e inovação. |
Nome da iniciativa Inovadora: Indicação de Bancos Disponíveis
Problema ou desafio | Possibilidade de realizar a escolha da instituição financeira onde pretende receber os valores de Requisitórios sejam RPV ou Precatórios, pois a escolha realizada pelo sistema obedecia unicamente a divisão entre Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal definida pelo sistema de forma que ambos os bancos recebessem valores iguais. |
Público alvo | Partes, advogados e escritórios que foram indicados pelo juízo da execução no ofício requisitório. |
Descrição da inovação | Disponibilizado no Portal do TRF5, por meio de acesso com certificado digital, para que a parte, advogado ou escritório faça a escolha da instituição financeira onde pretende receber os valores de seus requisitórios sejam RPV ou Precatórios, se pelo banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. |
Resultados | Partes, advogados e escritórios puderam fazer a escolha do banco preferencial a receber valores de RPV ou Precatório. Neste caso, o sistema irá respeitar a escolha feita, desde que seja mantido o equilíbrio de pagamentos realizados pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. |
Metas CNJ 2024 | Estimular a inovação no Poder Judiciário (TST, Justiça Estadual, Justiça Federal, Justiça Militar da União e dos Estados, Justiça Eleitoral e Justiça do Trabalho): Com o desenvolvimento dessa iniciativa inovadora, outros grupos serão estimulados quando perceberem que suas soluções podem se tornar realidade ao serem aprovadas. |
Objetivos estratégicos da JF5 |
|
Objetivos de desenvolvimento sustentável | Trabalho decente e crescimento econômico: Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas e criatividade e inovação. |
Nome da iniciativa Inovadora: Painel de contas 005 do BI
Problema ou desafio | Muitos processos arquivados com valores ainda depositados e não levantados em contas judiciais 005. |
Público alvo | Todas as varas da região. |
Descrição da inovação | Através de atualizações do painel, utilizando um arquivo encaminhado pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, é possível identificar quais processos possuem contas de depósitos judiciais 005 vinculadas quais processos e filtrar quais processos estão arquivados, possibilitando que o gerenciamento seja realizado em todos os processos que ainda possuem contas não levantadas e que já foram arquivados. |
Resultados | Cada unidade pôde gerenciar o total de valores depositados. Na terceira vara, unidade onde trabalho, reduzimos pela metade os valores depositados em processos arquivados. O trabalho continua mensalmente, com a inserção dos valores atualizados no painel BI. |
Indicadores | Cada unidade gerencia o total de valores depositados. O trabalho fica mensalmente através do painel BI. |
Colaboração | Desenvolvido em parceria entre a JFAL e o TRF5 |
Metas CNJ 2024 | Estimular a inovação no Poder Judiciário (TST, Justiça Estadual, Justiça Federal, Justiça Militar da União e dos Estados, Justiça Eleitoral e Justiça do Trabalho): Com o desenvolvimento dessa iniciativa inovadora, outros grupos serão estimulados quando perceberem que suas soluções podem se tornar realidade ao serem aprovadas.0 |
Objetivos estratégicos da JF5 |
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Objetivos de desenvolvimento sustentável | Trabalho decente e crescimento econômico: Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas e criatividade e inovação. |
Nome da iniciativa Inovadora: Sistema Instant
Problema ou desafio | A iniciativa surgiu devido a uma lentidão identificada no PJE provocada pelo módulo antigo de inspeção judicial que gerava instabilidade e indisponibilidade. Isso tornava praticamente inviável trabalhar no Pje. |
Público alvo | Todos os servidores e magistrados da JF5. |
Descrição da inovação | A iniciativa traz uma elaboração de um micro serviço externo ao PJe, uma arquitetura compatível com Pje Nacional e uma interoperabilidade com PJe-TRF5 e PJe Nacional. A iniciativa tem o objetivo de desacoplar o antigo módulo de inspeção e realizar inspeções judiciais ordinárias e Correições no âmbito da JF-5 com estabilidade e velocidade. |
Metodologias ágeis e indicadores | O processo de desenvolvimento do Sistema Instant se deu com uso de metodologias ágeis e indicadores em todo o projeto. Foi observada:
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Resultados | Os resultados foram obtidos através de feedbacks positivos pelos Servidores e magistrados sobre o sistema. No geral, eles apresentaram uma boa satisfação com o sistema principalmente se comparado com o módulo antigo de inspeção judicial e por trazer novas funcionalidades que melhoram a realização inspeções judiciais. |
Metas CNJ 2024 |
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Objetivos estratégicos da JF5 |
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Objetivos de desenvolvimento sustentável |
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7. Gestão do Conhecimento e Aprendizado Organizacional
Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estão em andamento três cursos de pós-graduação, focados em magistrado(as) e servidores(as) da JF5: especializações em Governança e Gestão Ágil da Justiça Federal; em Governança e Gestão de Pessoas e em Jurisdição Inovadora.
As aulas começaram em junho de 2022 e mais de 100 alunos estão inscritos, tanto da JF5 quanto de outros órgãos do Judiciário, como TRTs e TREs.
Além dos cursos de pós graduação, o Relatório de Boas Práticas de Varas Federais e dos Núcleos Jurídicos é uma iniciativa que configura como prática de Gestão de Conhecimento da JF5, filiada ao objetivo estratégico Aprimorar a Gestão do Conhecimento Organizacional, encartado no Planejamento Estratégico desta Corte Regional.