• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Memorial TRF 5ª Região (Térreo)
    Última atualização: 08/09/2021
    MEMORIAL DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO (TÉRREO)
     
    O Espaço Físico do Memorial do TRF5, fica localizado no térreo e inaugurado em 18 de março de 2019, na então Presidência do Desembargador Federal Manoel Erhardt, fazendo parte das comemorações dos 30 anos da implantação dos Tribunais, criados pela Constituição de 1988.
     
    Fazendo uma diferença, foi desenvolvido no Espaço do Memorial TRF5, a memória digital, através de telas Touchscreen Multi-toque - Tecnologia Sensoriamento Óptico para torná-lo fonte sempre atualizada das informações sobre a história desta Corte.
     
    A Seção de Memória e Documentação, vinculada ao Núcleo de Gestão do Memorial do TRF da 5ª Região, são responsáveis pela preservação e disseminação da Memória Institucional, que compreende um trabalho de resgate, organização e disponibilização, sendo fundamental ser pensada de forma sistêmica como garantia de caráter histórico, probatório ou de patrimônio documental. Visa desenvolver trabalhos de valorização do passado, apresentar os principais fatos da trajetória da instituição. É um programa permanente, cujo intuito é a construção e reconstrução contínua da história da instituição.
     
    Vale salientar que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) através da Resolução Nº 324, de 30 de junho de 2020, “Instituiu diretrizes e normas de Gestão de Memória e de Gestão Documental e dispõe sobre o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário – Proname”, no art. 40, § 1º O ambiente virtual mencionado no caput  será veiculado em espaço permanente do sítio eletrônico do órgão.
     
    Na Memória Digital foram incluídos vários itens de elevada importância, tais como: Jurisdição da 5ª Região, Biografias de Magistrados, Cerimônias de Posses, Concursos de Juízes Federais e Condecorações da Ordem do Mérito Pontes de Miranda.
     
    O Memorial do TRF5 é um espaço de salvaguarda da história desta instituição. Ao expor seus testemunhos materiais e ao comunicar sua competência e modo de atuação, visa a demonstrar sua importância na construção da sociedade. Visitando a exposição, o público terá a oportunidade de conhecer a trajetória do TRF5 e compreender como está organizado o Poder Judiciário no Brasil.
     
    Ao descortinar os fatos marcantes da recente, porém rica, história do TRF5, o Memorial honra a lembrança daqueles que, nesta Corte, construíram e constroem os fortes alicerces da Justiça brasileira. Sua missão fundamental terá sido cumprida se houver contribuído para abrir as portas do Judiciário aos jurisdicionados, atendendo ao relevante mister de fortalecer o exercício pleno da cidadania.
     
    A criação de um espaço voltado a preservação da memória e difusão da história do Tribunal Regional Federal 5ª Região visa atender o público externo, em especial o escolar de nível médio e universitário, que tenham interesse em compreender as funções e atividades desenvolvidas pelo TRF5 e suas Seções Judiciárias.
     
    Ao entrar no Memorial embarcamos em uma viagem no tempo. Recebidos pela escultura, denominada “Justiça”, do artista plástico pernambucano Francisco Brennand, na sequencia temos os painéis explicativos do organograma do Poder Judiciário Brasileiro, o mapa do Brasil destacando a 5ª Região, bem como a Linha do Tempo onde é mostrado fatos relevantes da história do Tribunal.
     
     
    Continuando, temos as vitrines que expõem desde processos históricos, atos normativos, fotos premiações, jornais, medalha Pontes de Miranda, tudo acompanhando uma cronologia.
     
    INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO (TÉRREO)
     
     
     
     
    }

    Mapa do site