Última atualização: 08/08/2024 às 18:37:00
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 celebrou, nesta quinta-feira (08/08), o Dia dos Pais, com verso, prosa, "causos" e apresentação cultural. Este ano, o tema da programação foi "Função paterna".
O presidente do TRF5, desembargador federal Fernando Braga, participou da abertura do evento e parabenizou os papais da Corte. Em seguida, uma roda de conversa e um diálogo entre compadres, encenada no estilo literatura de cordel, trouxeram para o debate os dilemas e desafios da paternidade.
O servidor Luiz Carlos de Siqueira Bezerra, que também é psicólogo, foi o convidado para falar sobre o tema. Ele destacou a importância da presença da figura paterna na formação dos jovens. “Hoje, os pais estão mais presentes. Essa função paterna é algo que é mais recente; é algo que as escolas já falam da importância e nós, como psicólogos, também, porque isso faz parte do desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança”, explicou.
Quando recebeu o convite para participar do evento, Bezerra decidiu elaborar versos no formato de literatura de cordel para abordar o assunto. O resultado foi o texto “Conversa de Compadres”, que apresenta, de forma leve e descontraída, situações cotidianas na relação entre pais e filhos, desde a infância, passando pela adolescência, até chegar à fase adulta. Os versos foram encenados pelo diretor de Gestão de Pessoas, Onaldo Mangueira, e pelo servidor Julio Cesar da Silva, da Divisão de Gestão Estratégica.
Em seguida, foi a vez do diretor Judiciário do TRF5, Valfrido Santiago, misturar causos e cantos, arrancando risos e cantoria da plateia. Emocionado, ele entoou canções autoriais, descrevendo a história por trás de cada composição.
A programação também contou com a apresentação de um vídeo com fotos de pais e filhos, além de sorteio de brindes e lanche.
Homenagem
Em nome de todos os papais da Corte, o servidor recém-aposentado Ayron Galvão foi homenageado e recebeu um quadro com a obra “Justiça Federal: transformando o Brasil com justiça social”, do artista pernambucano J. Borges, falecido no último dia 26/07.