Última atualização: 24/11/2025 às 19:03:00
Teve início, nesta segunda-feira (24/11), o IV Encontro Nacional da Rede de Inteligência do Poder Judiciário. O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a Rede Potiguar de Cooperação e Inteligência Judiciária (RPCIJ), que reúne a Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN), o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT21), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). Uma das painelistas do primeiro dia de atividades foi a vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, desembargadora federal Joana Carolina. A magistrada abordou o tema “Inteligência Judicial e Cooperação Interinstitucional”.
A abertura da programação contou com a palestra do ministro Sérgio Luiz Kukina, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sobre “Inteligência Judicial como Estratégia de Transformação Institucional na visão dos Tribunais Superiores”. A programação seguiu com vários debates, entre eles o que tratou sobre “Cultura e Tipologias da Inteligência Judicial”, cujo painelista foi o juiz federal Marco Bruno Miranda (JFRN). Os debates continuam nesta terça-feira (25/11), com palestras e oficinas.
O IV Encontro Nacional da Rede de Inteligência do Poder Judiciário reúne representantes de vários tribunais do país. O objetivo é fortalecer a Rede de Inteligência do Poder Judiciário, por meio do diálogo entre os diferentes segmentos da Justiça, da cooperação entre tribunais e da troca de experiências voltadas à prevenção de conflitos, monitoramento de demandas, gestão de precedentes e aplicação de ferramentas tecnológicas.