Última atualização: 24/10/2025 às 17:09:00
Estão abertas as inscrições para a oficina formativa “Letramento Racial e Práticas Antirracistas no Atendimento ao Público Interno e Externo”. A ação é uma das atividades previstas para o Mês da Consciência Negra no Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, integrando o ciclo de eventos “Letramento para Equidade Racial” e o Plano Regional de Capacitação de Servidores e Servidoras da 5ª Região.
As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico, até o dia 05/11. As aulas serão realizadas no formato virtual síncrono, nos dias 10 e 11/11, das 9h às 12h, através da plataforma Zoom.
A oficina será conduzida pela instrutora Suzana Coelho Conceição, fundadora da empresa Afetto, especialista em práticas educativas voltadas à diversidade, à equidade racial e à promoção de ambientes institucionais inclusivos. A coordenação é da Divisão de Desenvolvimento Humano (DDH) do TRF5.
Durante as aulas, serão abordados os temas “Raça, racismo e reconhecimento: entendendo as estruturas” e “Identidade e práticas antirracistas no cotidiano institucional”. O objetivo é aprofundar o letramento racial dos(as) participantes, promovendo reflexões e práticas antirracistas no cotidiano do trabalho, especialmente entre integrantes da Corte que atuam no atendimento ao público interno e externo. A proposta busca ampliar o compromisso institucional com a promoção da equidade racial, fortalecendo o papel da Justiça Federal como espaço de respeito, acolhimento e cidadania.
As ações do Mês da Consciência Negra são uma iniciativa do Comitê da Equidade Racial (COER) e da Gestão do Pacto pela Equidade Racial. Além da oficina, a programação do Novembro Negro contará com palestras, exposições e um webinário.
Participe! Clique aqui, acesse o formulário e inscreva-se.