Última atualização: 22/10/2025 às 17:05:00
A frase “prevenir é melhor do que remediar” é antiga, mas nunca sai de moda. Ela é o ponto central de diversas campanhas de saúde e, com o Outubro Rosa, não poderia ser diferente. Na busca por incentivar a população a realizar o exame preventivo do câncer de mama, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, em parceria com a Prefeitura do Recife, disponibilizou um mamógrafo móvel e realizou mamografias gratuitas. A ação foi realizada nesta quarta-feira (22/10) e beneficiou 64 pessoas.
Uma delas foi a historiadora e produtora cultural Karine Raquel Ferreira da Silva, de 70 anos. Ela revelou que não realizava exames de mamografia desde a pandemia da covid-19, mas viu na ação do TRF5 a oportunidade voltar a cuidar da saúde. “Acho importante se prevenir, porque a doença é indolor. Caso se manifeste, pode ser que a pessoa já esteja no final da vida”.
Quem também aproveitou o mamógrafo móvel no TRF5 foi Lúcia Queiroz, de 64 anos. Ela é familiar de uma servidora do Tribunal, que a inscreveu na lista de interessadas em realizar o exame. “É um exame chato, mas passa. O importante é o resultado”, avaliou.
Para o médico Thiago Araújo Oliveira, do Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do TRF5, a ação alcançou um resultado bastante positivo. “Esta é uma ação importante não apenas para o Tribunal, mas para a sociedade como um todo. A mensagem que queremos passar para todas as mulheres é que câncer de mama tem prevenção, procure seu médico. A mamografia é realmente indicada e salva vidas”, pontuou.