Menu para dispositivos móveis
Fechar menu
  • Fale com a Ouvidoria
  • Iniciada inspeção geral ordinária do CJF no TRF5
    Última atualização: 30/09/2025 às 17:18:00



    Teve início, na tarde desta terça-feira (30/09), a inspeção geral ordinária do Conselho da Justiça Federal (CJF) no Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5. A solenidade de abertura aconteceu no auditório do Pleno do TRF5 e foi conduzida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor-geral da Justiça Federal, Luís Felipe Salomão, e pela vice-presidente do Tribunal, desembargadora federal Joana Carolina. Magistrados e magistradas, equipes de inspeção do CJF e servidores(as) do Tribunal acompanharam o começo dos trabalhos, que seguem até a próxima quinta-feira (02/10).

    Compuseram a mesa de honra, além do ministro Salomão e da vice-presidente do TRF5, a secretária-geral da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), Ana Lya Ferreira; o chefe da Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR5), Rafael Nogueira; e o advogado Bruno Batista, representando a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE). O presidente do TRF5, desembargador Roberto Machado, não participou do evento porque está cumprindo agenda institucional em Brasília (DF).

    Joana Carolina fez a saudação inicial cumprimentando os presentes e colocando o Tribunal à disposição do CJF para realização dos trabalhos.  A magistrada fez menção especial às servidoras e servidores da Corte, lembrando que iniciou a carreira pública como técnica judiciária do TRF5, entre 1996 a 1998. “Algo que me encantou, desde que entrei aqui no Tribunal, e continua me encantando é o fato de estarmos sempre aprendendo”, revelou.

    Em seguida, o corregedor-geral da Justiça Federal citou o excelente nível de produtividade do Tribunal, destacando que sempre é possível aprimorar e dar mais celeridade aos processos da Justiça Federal. O ministro lembrou que, depois da Constituição Federal de 1988, o Poder Judiciário ficou marcado pela preocupação com o amplo acesso da população à Justiça.  Segundo ele, o Judiciário vive um novo momento, no qual o objetivo principal é dar vazão à quantidade de processos em tramitação.

    Salomão aproveitou, também, para apresentar a dinâmica dos trabalhos e os pontos que deverão ser trabalhados com maior ênfase, como a tentativa de equilibrar os acervos de processos, fazendo com que haja mais rapidez e agilidade na prestação jurisdicional. ”A proposta, com base nos relatórios anteriores, que examinamos cuidadosamente, é identificar pontos que precisam de nosso auxílio. Por isso, fazemos reuniões prévias e examinamos os números, a fim de contribuir com o Tribunal da melhor forma”, ressaltou.

    Ao final, a equipe de inspeção do CJF foi recebida na Sala Capibaribe para uma apresentação das ações realizadas pelo TRF5. Participaram da exposição o presidente da Comissão de Informática do TRF5, desembargador federal Rubens Canuto; a diretora-geral Telma Motta; e a diretora da Divisão de Acompanhamento e Projetos do PJe Nacional, Giselle Schmitz.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Setor Responsável pelo Conteúdo

    Divisão de Comunicação Social

    Fechar mapa
    Mapa do site