Última atualização: 27/03/2025 às 16:43:00
A sessão do Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 desta quarta-feira (26/03) também foi marcada por homenagens aos atuais presidente e vice-presidente do Tribunal, desembargador federal Fernando Braga e desembargadora federal Germana Moraes, e ao corregedor-regional da Justiça Federal da 5ª Região (JF5), desembargador federal Leonardo Carvalho – além de pela escolha da lista tríplice destinada exclusivamente à promoção de juízas federais. Eles encerram seus mandatos na próxima segunda-feira (31/03), quando tomará posse a nova Mesa Diretora.
O primeiro se manifestar foi o desembargador federal Paulo Roberto Oliveira Lima. O decano da Corte usou a palavra para parabenizar Braga pelo trabalho à frente da Presidência do Tribunal. “Sabíamos todos, desde que Vossa Excelência tomou posse, que seria um período de absoluta tranquilidade, harmonia e operosidade. O que colhemos foi exatamente aquilo que havíamos plantado e que já adivinhávamos”, afirmou.
O desembargador federal Leonardo Carvalho destacou o apoio estrutural e operacional que a Corregedoria-Regional da JF5 recebeu da Presidência da Corte. “É um testemunho de quem acompanhou a gestão por dentro; parabenizo pela maestria de conduzir o Tribunal e de acolher as pretensões administrativas dos colegas, sobretudo da Corregedoria”, disse. Em seguida, Carvalho parabenizou, também, a vice-presidente do Tribunal, que, segundo ele, integrou a “tríade cearense” na condução da Mesa Diretora. Carvalho desejou, ainda, sucesso aos desembargadores federais Roberto Machado e Leonardo Resende e à desembargadora federal Joana Carolina, integrantes da nova Mesa.
Joana Carolina, que assumirá a Vice-Presidência da Corte durante o biênio 2025-2027, salientou as conquistas materiais e imateriais da atual gestão do TRF5 e aproveitou para fazer um agradecimento ao atual presidente da Corte pela especial preocupação com a estruturação dos novos Gabinetes do Tribunal, citando o dela própria, o da desembargadora federal Cibele Benevides e o do desembargador federal Rodrigo Tenório. “Desde o princípio, Vossa Excelência demonstrou essa preocupação, que se traduziu em medidas concretas, e eu não poderia deixar de fazer esse registro de agradecimento”.
Para o futuro corregedor-regional da JF5, desembargador federal Leonardo Resende, Fernando Braga sai da Presidência do TRF5 ainda maior do que entrou. “Se tinha alguma dúvida com relação às suas habilidades como gestor, lembro que expressava essa preocupação, não restam dúvidas quanto à sua extrema competência para o exercício dessa função, não só na dimensão administrativa, como também na dimensão política”, ressaltou.
A desembargadora federal Germana Moraes falou sobre a satisfação de compor a Mesa Diretora. “Para mim foi um grande aprendizado. Agradeço toda colaboração advinda da Presidência e dos Gabinetes dos colegas. A Vice-Presidência é responsável por 35% dos processos que tramitam no Tribunal e, até ontem, houve a emissão de 33.428 decisões. Isso só foi possível graças à ferramenta dos mutirões e do trabalho colaborativo. Destaco também o modo como está sendo feita a transição; podemos dizer que Fernando Braga é o presidente harmonizador”, destacou.
Fizeram também uso da palavra a desembargadora federal Cibele Benevides e os desembargadores federais Rogério Fialho, Paulo Cordeiro, Cid Marconi, Rubens Canuto, Alexandre Luna, Élio Siqueira, Frederico Wildson, Leonardo Coutinho, Rodrigo Tenório e Edvaldo Batista. Ao final, Braga fez um agradecimento especial a todos(as) servidores(as) e membros da Corte.