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  • NAS recomeda: comunicação empática e gestão de conflitos em tempos de pandemia
    Última atualização: 24/04/2020 às 17:54:00


    Em vários lares, as dificuldades de relacionamento, em razão da quarentena, estão mais frequentes e evidentes

    Com a pandemia do Novo Coronavírus (Sars-CoV-2), a maioria das pessoas tem permanecido muito tempo em casa, com seus familiares. Em vários lares, as dificuldades de relacionamento estão, agora, mais frequentes e evidentes.  Atento a esse fato, o Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 lembra que, para tal fenômeno, embora complexo e multideterminado, existem ferramentas que ajudam na prevenção.
     
    A responsabilidade individual tem como ser exercida, no seio da família, através do compromisso consciente de cada pessoa com uma comunicação empática e sustentável. Para tanto, estão disponíveis, em várias plataformas, diversos recursos de administração de conflitos. 
     
    Um deles, criado pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg e já bem difundido em meios científicos e profissionais, é a Teoria da Comunicação Não Violenta (CNV). Também chamada Teoria da Comunicação Empática, o recurso propõe ações para efetivação de uma interação construtiva com o outro.
     
    Sobre o assunto, o NAS recomenda assistir ao vídeo “Comunicação Não-Violenta na prática”, que faz uma introdução à CNV com explicações e exemplos práticos. Além disso, o material apresenta os quatro passos propostos pela Teoria:
     
    1º PASSO - OBSERVE SEM JULGAR: encare as atitudes e comportamentos dos outros de forma neutra, sem lhes atribuir carga emocional ou emitir qualquer juízo de valor em relação a eles.
    2º PASSO - IDENTIFIQUE SENTIMENTOS: em cada situação, procure entrar em contato com o que você realmente está sentindo e identifique as necessidades subjacentes aos seus sentimentos.
    3º PASSO - ASSUMA RESPONSABILIDADES: considere seus sentimentos como construções próprias, que podem ser estimuladas pelas atitudes dos outros, mas que não podem ser causadas por nenhum agente externo.
    4º PASSO - FAÇA PEDIDOS: enderece as demandas aos outros, explicitando claramente suas verdadeiras necessidades e sentimentos em relação à situação.
     
    Além disso, ao consultar o material, o expectador é convidado a iniciar sua própria jornada de aperfeiçoamento relacional. O objetivo é atingir uma convivência cada vez mais responsável.  ​

    Por: Núcleo de Assistência à Saúde / Comunicação Social do TRF5





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