• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • TRF5 promove Semana do Meio Ambiente 2024
    Última atualização: 28/05/2024 às 18:26:00


    Evento acontece de 4 a 6 de junho. Nesse período, o GAC-PE irá disponibilizar um coletor específico para coleta de tampinhas de garrafa PET, no edifício-sede do TRF5

    Doação de mudas, exibição de vídeos educativos, coleta seletiva de materiais recicláveis, especialmente de tampinhas de garrafa PET, palestra e cursos sobre mudanças climáticas. De 4 a 6 junho, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, através do Setor de Sustentabilidade, promove a Semana do Meio Ambiente 2024, no âmbito do Tribunal.

    A partir do dia 4, o TRF5 irá doar 300 mudas de plantas existentes em seus jardins, como clúsia, jasmim e pleomele, para servidores(as) e magistrados(as). As mudas ficarão disponíveis (enquanto durar o estoque) no hall de entrada do prédio. No local, também será colocada uma televisão, para exibição de vídeos educativos sobre sustentabilidade. 

    Ainda no dia 4, às 15h, a prof. Dra. Daniele Castro e o prof. Dr. Eduardo Maia irão ministrar a palestra “Gestão de Resíduos Sólidos em Órgão Públicos”, na modalidade presencial. Pós-doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pesquisadora do Departamento de Engenharia Química da UFPE, coordenadora e professora permanente do mestrado em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) e professora da pós-graduação em Gestão e Controle de Áreas Contaminadas por Resíduos Sólidos da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Eduardo é Doutor em Gestão Ambiental pela UFPE, onde se especializou em Geotecnia Ambiental. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Pernambuco (Campus Recife), onde coordena o Grupo de Poluição e Contaminação Ambiental do IFPE. A palestra será realizada na Sala Capibaribe, com transmissão pela plataforma Zoom para todas as Seções Judiciárias da 5ª Região. 

     Coletas seletivas

    Ao longo da semana, pessoas que quiserem levar materiais recicláveis para o TRF5 terão oportunidades valiosas: além do ecoponto para descarte de lixo eletrônico (computador, notebook, TV, monitor, celular, baterias, cabo, eletrodomésticos etc.), que está localizado na entrada da Ampliação, e dos quase 10 pontos de coletas seletivas que o Tribunal instalou, nos quais podem ser depositados materiais como metal, plástico, papel, vidro, óleo, pilhas, lâmpadas e esponjas, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) e a Associação Amigos no Sertão, em uma ação conjunta, irão disponibilizar um coletor específico, no edifício-sede do TRF5, para descarte de tampinhas de garrafa PET. O material recolhido servirá para ajudar no tratamento de crianças atendidas pelo GAC-PE.

    Os outros materiais recolhidos serão direcionados aos parceiros do Tribunal, para a adequada destinação: o Instituto de Inovação e Economia Circular/ Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) e a Cooperativa de Trabalho de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis (COOPAGRES).

    Cursos sobre sustentabilidade

    Com o objetivo de promover reflexões sobre os eventos climáticos dos últimos anos, o Comitê Ecos de Pernambuco, do qual o TRF5 faz parte, irá oferecer, ao longo de todo o mês de junho, oito cursos gratuitos e virtuais, abordando assuntos como governança climática, educação ambiental e cidades resilientes. Com vagas disponíveis para a Justiça Federal da 5ª Região (JF5), os cursos são assíncronos e têm 20 horas de duração. A ação faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente 2024 do TRF5 e está alinhada com as diretrizes do Plano de Logística Sustentável da JF5.

    Clique aqui para obter mais informações e/ou fazer sua inscrição.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site