Última atualização: 08/05/2024 às 17:40:00
Começou ontem (07/05) e vai até a próxima sexta-feira (10/05), o IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), evento sobre a valorização e a preservação da história da Justiça brasileira e de suas instituições. A solenidade de abertura foi realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2), em São Paulo, com a presença de representantes de instituições e da sociedade civil.
Representando o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, participam do encontro o coordenador da Comissão de Gestão da Memória da Justiça Federal da 5ª Região, desembargador federal Rogério Fialho; o diretor Judiciário, Valfrido Santiago; a diretora do Núcleo de Assessoria do Gabinete da Presidência, Maria Carolina Castelo Branco; e a diretora da Divisão de Gestão Documental e Memória Institucional, Graça Reis.
Durante quatro dias, os(as) participantes terão oportunidade de se atualizar e debater temas ligados à Memória, nos eixos de Inovação, Gestão e Preservação, e participar de oficinas e visitas técnicas. No evento, também será feita a outorga do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, edição 2024.
Enam
O Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário foi instituído pela Resolução nº 316/20, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e é realizado anualmente, geralmente na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10/05), criado pela mesma resolução. O foco é a preservação da história do Judiciário nacional e o compartilhamento de experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país.