Última atualização: 23/01/2024 às 16:08:00
O artigo “A Simplificação Automática de Textos Jurídicos em Português Utilizando Aprendizado de Máquina”, do servidor da Divisão de Desenvolvimento e Inovação do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, Alexandre Marcolino Alves, foi aprovado na 36ª Conferência Internacional sobre Conhecimento Jurídico e Sistemas de Informação - JÚRIX 2023, que aconteceu em dezembro, na cidade de Maastricht, na Holanda. O trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado nas áreas de Engenharia de Software e Inteligência Artificial.
Alexandre explicou que, a partir de seu trabalho acadêmico, foram desenvolvidos e testados modelos de algoritmo, com o objetivo de simplificar os textos jurídicos, lançando mão da Inteligência Artificial. Para tanto, foram utilizadas ementas de decisões do TRF5 e do Supremo Tribunal Federal (STF). Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo, em que foram colhidos dados e opiniões dos usuários. Os resultados das simplificações superaram o índice de legibilidade dos textos originais, tornando-os mais compreensíveis. Esse material serviu de base para a elaboração do artigo, que contou ainda com a participação de outros autores.
O trabalho foi apresentado durante um workshop, na modalidade remota, o que possibilitou a participação no evento, tendo em vista as dificuldades de deslocamento dos autores para uma apresentação presencial. O artigo agora faz parte de uma publicação, lançada pela JÚRIX, com todos os trabalhos apresentados.
Sobre o evento
Há mais de 30 anos, a Conferência JURIX tem sido um fórum internacional para investigação e a interseção entre Direito, Inteligência Artificial e Sistemas de Informação. A entidade internacional dedica-se a explorar avanços, desafios e oportunidades recentes de tecnologias aplicadas a atividades jurídicas e legais.