• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • TRF5 lamenta a morte do desembargador federal emérito Orlando Rebouças
    Última atualização: 20/11/2023 às 18:18:00



    É com imenso pesar que o Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 comunica o falecimento do desembargador federal emérito Orlando de Souza Rebouças. O magistrado morreu nesta segunda-feira (20/11) à tarde, no Ceará.  

    O velório será realizado a partir das 22h de hoje (20), no Complexo Velatório Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688, Aldeota/CE). Na terça-feira (21/11), a partir das 10h, haverá uma missa de corpo presente e, às 12h, ocorre o sepultamento, no Cemitério Parque da Paz.  

    Natural de Icapuí, no Ceará, Orlando Rebouças integrou a primeira composição de magistrados do TRF5, no ano de sua instalação, em 1989. Era bacharel em Ciência Jurídicas pela Universidade Federal do Ceará e em Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará, com pós-graduação em Desenvolvimento Político, Política e Administração pela mesma instituição. Ingressou na Justiça Federal em março de 1980, exercendo a magistratura nos estados do Amazonas e do Ceará.  Compôs a Primeira Turma de Julgamento da Corte, aposentando-se em janeiro de 1992. 

    Também atuou como advogado, professor, procurador do Estado do Ceará, secretário de Finanças do município de Fortaleza e diretor do Departamento de Rendas da Secretaria de Finanças de Fortaleza.   

    Neste momento, o TRF5 se solidariza com a família e os amigos e manifesta a mais profunda consternação. 

    Em razão da morte do desembargador federal emérito Orlando de Souza Rebouças, o presidente do TRF5, desembargador federal Fernando Braga, decretou luto oficial de três dias na Corte e nas Seções Judiciárias de 1º Grau da 5ª Região, bem como o hasteamento das bandeiras a meio mastro, durante o período.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site