• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • NAS alerta para a atenção à saúde integral do homem no Novembro Azul 2023
    Última atualização: 14/11/2023 às 16:40:00



    Durante todo este mês, a campanha “Novembro Azul” se dedica a sensibilizar e conscientizar o público masculino sobre a importância do cuidado integral da saúde. Entre os homens, parece haver uma falta de tradição em relação à busca por cuidado físico e mental e uma falsa percepção de imunidade às doenças, uma espécie de mito do “super-herói”. De acordo com dados do Ministério da Saúde, homens brasileiros vivem, em média, 7 anos a menos que as mulheres. Entre as causas de morte prematura estão a violência e acidentes de trânsito, além de doenças cardiovasculares.  

    Consulta clínica de rotina, alimentação balanceada, atividade física, atualizar o cartão vacinal, interromper o tabagismo, limitar o consumo de bebidas alcoólicas e evitar comportamentos de risco são boas maneiras de proteger a saúde. Não são poucos os benefícios gerados quando os homens assumem um papel maior no cuidado: eles constroem vínculos afetivos mais fortes com quem cuidam e aqueles que participam de forma mais igualitária no cuidado apresentam melhor saúde física e mental do que aqueles que não o fazem 

    Apesar de classicamente a campanha ser associada a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata o cuidado deve ser global. Surgem controvérsias a respeito do benefício deste diagnóstico antecipado, de modo que as sociedades médicas divergem sobre a melhor opção: ou individualizar o rastreio do câncer de próstata avaliando seus riscos e benefícios para cada paciente durante a consulta ou indicar rastreio para todos os homens com mais de 50 anos. 

    Controvérsias a parte, um entendimento é unânime: o homem precisa dedicar mais atenção à sua saúde, e este é um ótimo mês para colocar esta recomendação em prática. 

     


    Por: Núcleo de Assistência à Saúde (NAS)





    Mapa do site