• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • JF5 reúne representantes de comissões de acessibilidade de diversas instituições para compartilhar experiências
    Última atualização: 20/09/2023 às 17:59:00



    No terceiro dia de programação da II Semana de Acessibilidade, a Justiça Federal da 5ª Região (JF5) reuniu representantes das comissões de acessibilidade de várias instituições, como universidades, tribunais e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para uma roda de conversa, com o objetivo de compartilhar experiências. O tema do encontro foi “Construindo a rede de acessibilidade para além da JF5”.  

    A reunião, realizada de forma online, através da plataforma Zoom, foi conduzida pela diretora da Divisão de Desenvolvimento Humano (DDH) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, Isaura Rodrigues.  A conversa ganhou um tom informal, com cada participante fazendo uma breve apresentação e sua audiodescrição. Para Isaura, o momento é de aprendizado e de unir esforços para chegar mais longe. “Ainda estamos engatinhando, tentando concretizar aquilo que está no papel, nos normativos, e não só isso: concretizar aquilo que está em nossos corações em termos de desejo e de sonhos de fazer acontecer, efetivamente, as políticas de acessibilidade e inclusão”, revelou.  

    O encontro contou com a participação da assessora para Inclusão e Acessibilidade do Tribunal de Contas da União (TCU), Valéria Cristina Gomes Ribeiro.   Ela integra a Rede de Acessibilidade, que reúne diversos órgãos, como Câmara dos Deputados, tribunais superiores, Senado Federal e TCU. Ela falou sobre o funcionamento da Rede, quais os desafios e os benefícios de se trabalhar com integração de diversas unidades. Valéria destacou, ainda, que o respeito é fundamental e vai muito além do “tratar bem”. “Temos que respeitar as pessoas com deficiência e o respeito não é só o bom dia, o boa tarde. É dar a ela o que ela necessita como pessoa, como ser humano, para que ela exerça suas garantias constitucionais em condições de igualdade com todo mundo”, reforçou.  


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site