• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Corregedoria da Justiça Federal inicia inspeção ordinária no TRF5
    Última atualização: 12/06/2023 às 16:40:00


    Após a solenidade de abertura da inspeção, Tribunal inaugurou exposição fotográfica em homenagem aos 35 anos da Constituição Federal

    A Corregedoria da Justiça Federal deu início, nesta segunda-feira (12), aos  trabalhos de inspeção ordinária no Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5. A abertura foi realizada no Salão do Pleno, com a presença de magistrados, magistradas, servidores e servidoras da Corte.  

    O presidente do TRF5, desembargador federal Fernando Braga, iniciou a cerimônia, enfatizando que o Tribunal estará disponível para propiciar o máximo de acolhimento e transparência à equipe de inspeção da Corregedoria. Já o vice-presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF) e corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Og Fernandes, destacou a importância do intercâmbio entre as unidades da Justiça Federal para a o aprimoramento dos serviços prestados. “Além dos eventuais levantamentos dos procedimentos, o propósito da inspeção é, também, divulgar e fomentar as boas práticas, e esse Tribunal tem uma história de riqueza nesse ponto. Pois, bem sabemos que é somente a partir do conhecimento e da troca de experiências de suceso que conseguiremos melhorar a gestão dos nossos recursos humanos e materiais, além de incrementar a tão desejada produtividade”, salientou o ministro. 

    O trabalho de inspeção é feito por equipes multidisciplinares, designadas especialmente para esta atividade, sendo composta por membros das seis regiões, permitindo a interoperabilidade, o alinhamento e a sistematização de melhorias para toda a Justiça Federal. No TRF5, a inspeção será realizada até o próximo dia 16, abrangendo diversas áreas, como Presidência, Vice-Presidência, Corregedoria, Gabinetes dos desembargadores, Escola de Magistratura Federal (Esmafe), além de outras. 

    Homenagem 

    Ainda durante a abertura da inspeção, o ministro Og Fernandes foi presenteado com um quadro do xilógrafo pernambucano J. Borges. A obra é uma xilogravura que ilustra algumas das áreas de atuação da Justiça Federal, como por exemplo, aposentadoria rural. Integrantes da equipe da Corregedoria  também receberam o quadro. 

    EXPOSIÇÃO  FOTOGRÁFICA 

    Também nesta segunda-feira (12), o TRF5, através da Divisão de Comunicação Social (DCS), inaugurou a exposição fotográfica “A Justiça Federal nos 35 anos da Constituição da República”, um trabalho colaborativo entre o CJF e o Tribunal. A equipe da Corregedoria, bem como magistrados, magistradas, servidores e servidoras visitaram a mostra.  

    O ministro Og Fernandes elogiou o trabalho realizado. “A exposição é um elemento para a história do Judiciário e, em especial, do TRF5. A história da Justiça Federal do Nordeste pode ser contada , passo a passo, a partir desse material. O Tribunal faz algo extremamente importante para a cultura brasileira: guardar a sua história”, avaliou o magistrado.  

    Da mesma forma, o presidente do TRF5, descreveu a mostra como um registro da história da Justiça Federal. “Eu sou um entusiasta da memória, eu gosto de história. Para termos noção da importância, basta pensar que, daqui a 200 anos, vamos conseguir compreender bem como funcionava a Justiça hoje”.  

    Organização da exposição 

    A mostra reúne cerca de 200 fotografias, incluindo imagens de todos os TRFs e, sobretudo, cenas que retratam a história do TRF5: desembargadores e desembargadoras, equipes de trabalho, antigas instalações do Tribunal, eventos, além de outros momentos que marcaram os últimos 35 anos. Beneficiários da Justiça Federal na 5ª Região também são retratados. 

    A exposição se estrutura a partir de dois pontos: Casas da Justiça e Quem é o Jurisdicionado.  O objetivo é dar uma noção da diversidade das unidades de trabalho, de quem são as pessoas - magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e terceirizados(as) -, e de perfis dos jurisdicionados, que se fundem com a própria identidade nacional. 

    As fotografias dispostas no espaço expositivo foram selecionadas pelas servidoras Juliana Galvão e Isabelle Câmara, ambas da DCS, que dedicaram tempo e olhar atento ao acervo visual do TRF5, em busca de fotos emblemáticas que representam a Corte e suas rotinas; tanto sobre quem faz a instituição quanto sobre aqueles que são o principal motivo da existência do Tribunal: a cidadã e o cidadão beneficiários da Justiça Federal. 

    As imagens foram registradas por servidoras e servidores que passaram pela DCS, como Narciso Lins, Marcos Costa, Roberta Mariz e Juliana Galvão.  A mostra também conta com um painel de fotos, de autoria de Juliana. Os retratos também foram produzidos em pautas da DCS. A ideia é que, através de rostos tão diversos, seja possível colocar o(a) visitante em contato com as pessoas que dão sentido à existência do TRF5.  

    A exposição é aberta ao público, com visitação das 9h às 17h.  

    O projeto 

    Organizado pela Corregedoria-Geral da Justiça Federal, o projeto “A Justiça Federal nos 35 anos da Constituição da República” está sendo realizado em alusão às três décadas e meia da Carta Magna de 1988, que serão comemoradas no dia 5 de outubro deste ano. O conjunto de celebrações tem a colaboração dos seis Tribunais Regionais Federais (TRFs) e das Seções Judiciárias e visa a registrar as contribuições da Justiça Federal para a consolidação do Estado Democrático de Direito, o combate às desigualdades e a paz social, bem como promover reflexões sobre as conquistas alcançadas e os desafios futuros.   


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site