• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Corregedoria promove cerimônia de transmissão do cargo
    Última atualização: 04/04/2023 às 18:42:00



    O desembargador federal Élio Siqueira Filho, que atuou como corregedor-regional durante o biênio 2021-2023, transmitiu o cargo ao desembargador federal Leonardo Carvalho, que tomou posse ontem (3), e estará à frente da Corregedoria Regional durante a gestão 2023-2025.  A solenidade, inédita, foi realizada na sede do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 e contou com a presença de magistrados, magistradas, servidoras e servidores. 

    Durante a cerimônia, Siqueira fez uma retrospectiva das ações realizadas durante o biênio, destacando como pilares da sua gestão a transparência, a gestão participativa e o diálogo. Na visão do magistrado, é fundamental perceber a Corregedoria não apenas como um órgão de fiscalização e de cobranças, mas como um órgão de coordenação e de cuidado. 

    Para além das atividades de correição, realizadas nas seis Seções Judiciarias vinculadas, o magistrado apontou ações que classificou como bastante positivas para a gestão: o diálogo, não só com magistrados, mas, também, com servidores e servidoras; as visitas institucionais a órgãos, como Ordem do Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público e Prefeituras locais, para fortalecimento das relações interinstitucionais; e a avaliação das instalações físicas das Seccionais.

    A criação do Núcleo de Apoio à Gestão Estratégica de Perícias e Processos do TRF5, a atualização do Regimento da Corregedoria e do portal da unidade, além do projeto Corregendo, também foram pontos que marcaram a gestão, na avaliação de Siqueira.

    O magistrado agradeceu a toda a equipe da Corregedoria e deixou uma mensagem para os integrantes da próxima gestão. "Desejo sucesso. Se vocês tiverem a sensibilidade de saber como lidar com as pessoas e com a realidade da Justiça Federal da 5ª Região, vocês serão bem sucedidos”, declarou.

    O evento também contou com a exibição de um vídeo com os registros das atividades realizadas durante as visitas às Seccionais, e com a distribuição de cartões, com QR Code, para acesso ao relatório final das correições realizadas nas Seções Judiciárias.  O material será disponibilizado em breve, no portal da Corregedoria. (Inserir link)

    Já o novo corregedor, desembargador federal Leonardo Carvalho, agradeceu pelo trabalho de transição realizado entre as equipes dos magistrados e destacou o importante papel desempenhado pela Corregedoria. “A Corregedoria do TRF5 se destaca pelo fato de não exercer apenas o aspecto correicional, ela vai além disso: tem a nobre missão, também, de ser a Ouvidoria, para ouvir o cidadão quanto à qualidade dos serviços que são prestados pela Justiça Federal, seja na Subseção mais distante, seja aqui em Recife”, pontuou.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site