• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Corregedoria da 5ª Região começa trabalhos presenciais de correição na JFPB
    Última atualização: 07/03/2022 às 16:47:00



    O desembargador federal Élio Siqueira, corregedor do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), deu início, na manhã desta segunda-feira (07), aos trabalhos presenciais de correição ordinária na Justiça Federal na Paraíba (JFPB). As vistorias começaram pelas unidades jurisdicionais e administrativas, localizadas no edifício-sede da JFPB, em João Pessoa. 

    Na ocasião, o desembargador foi recepcionado pelo diretor do Foro, o juiz federal Manuel Maia, que apontou as boas práticas e os desafios da gestão. O corregedor-regional, por sua vez, reiterou a intenção de conhecer a realidade, ver as necessidades e dificuldades, e analisar em que a corregedoria poderia contribuir, no âmbito da Seção Judiciária da Paraíba. 

    “O papel da corregedoria é reger junto, por isso estamos aqui. A parte dos processos eletrônicos já foi realizada, e foi tranquila. Nosso propósito é ouvir mais e ver, juntamente com minha equipe, como podemos aprimorar mais a atuação da nossa Justiça Federal”, destacou o desembargador federal Élio Siqueira, que, após o encontro no gabinete da Direção do Foro, seguiu para a vistoria nas instalações da 16ª Vara Federal.  

    Posteriormente, acompanhado dos assessores, o desembargador conheceu a estrutura do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc). A unidade ganhará brevemente um novo espaço, que já foi apresentado ao corregedor-regional pela coordenadora do Centro, a juíza federal Adriana Nóbrega. “Está sendo feito uma ampliação muito boa. Com a reforma, passamos a contar com três salas de audiências e estamos nos preparando para retomar o trabalho de conciliação de forma presencial”, destacou a magistrada. 

    Ainda no edifício-sede da JFPB, o corregedor-regional passou pelas instalações da Central de Mandados (Ceman), sendo recepcionado pelo juiz federal João Pereira de Andrade, coordenador da unidade. Pela manhã, o desembargador Élio Siqueira também conheceu a estrutura da Secretaria Administrativa (Secad).  

    Finalizando o primeiro dia da correição ordinária presencial, o corregedor visitou as 1º e 2ª Varas Federais, também localizadas no edifício-sede da JFPB. Durante os trabalhos, além de conhecer as instalações das unidades, o desembargador ouviu juízes e servidores - a fim de elaborar o relatório final da correição.  

    Agenda - A corregedoria-regional do TRF5 segue até o dia 25 de março visitando as unidades da Justiça Federal na Paraíba. Nesta terça-feira (08), os trabalhos serão realizados nas Varas Federais e Turmas Recursais de João Pessoa. Na quarta-feira (09), a agenda da correição é na 12ª Vara Federal, em Guarabira.  Nas próximas quinta e sexta-feira, o desembargador Élio Siqueira visita as unidades da Subseção de Campina Grande.  

    Já do dia 21 a 25 de março, os trabalhos de correição abrangem as Subseções de Monteiro, Patos e Sousa. Essa é a segunda etapa de correição do TRF5 na Paraíba. Os trabalhos foram iniciados, primeiramente, de forma eletrônica, no dia 7 de fevereiro, e finalizados no último dia 18. 

    Calendário da correição ordinária presencial na JFPB: 

    João Pessoa - 07 e 08/03 

    Guarabira - 09/03 

    Campina Grande - 10 e 11/03 

    Monteiro - 21 e 22/03 

    Patos - 23/03 

    Sousa - 24 a 25/03  


    Por: Seção de Comunicação Social da JFPB





    Mapa do site