Fechar menu
  • Fale com a Ouvidoria
  • CNJ promove 4º Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário
    Última atualização: 23/05/2025 às 12:39:00



    “É preciso fazer com que mentir volte a ser errado, para que as pessoas formem suas opiniões sobre fatos reais”. A reflexão, feita pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, deu início aos debates do 4º Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário, que acontece até o final desta sexta-feira (23/05), na sede do CNJ, em Brasília.  

    Durante os dois dias, profissionais de comunicação de todos os tribunais do país vão trocar experiências e traçar estratégias para a construção de uma Justiça mais próxima, transparente, inclusiva e acessível. A diretora de Comunicação Social do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, Isabelle Câmara, representa a Corte no evento.  

    Na cerimônia de abertura, Barroso e o vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin, destacaram a centralidade da comunicação pública como instrumento de fortalecimento institucional e conexão com a sociedade.  

    O presidente do CNJ destacou que a revolução tecnológica, marcada pela massificação da internet e das plataformas digitais, produziu três consequências relevantes: a chegada sem filtro da informação ao espaço público; uma imensa “tribalização” da vida; e uma crise no modelo de negócios da imprensa tradicional. “Nós passamos a viver o mundo das narrativas próprias, e cada tribo cria a sua própria”, salientou o ministro, alertando para as consequências desse fenômeno: “nessas narrativas, a mentira passa a ser uma estratégia política”.  

    Já Fachin reforçou a necessidade de uma postura institucional proativa e transparente. “A comunicação do Judiciário é, antes de tudo, um ato de justiça. Quando comunicamos com responsabilidade, garantimos que a justiça não seja apenas feita, mas também percebida e compreendida como tal”.  

    Também estiveram presentes na mesa de abertura a presidente da Comissão Permanente de Comunicação do Poder Judiciário e conselheira do CNJ, Daiane Nogueira de Lira, e a secretária de comunicação do Conselho, Giselly Siqueira.  

    Atualização da Resolução CNJ n° 85/2009  

    Durante o evento, está sendo discutida a atualização da Resolução n° 85/2009 do CNJ, que dispõe sobre a comunicação no âmbito do Poder Judiciário. A diretora de Comunicação do TRF5, Isabelle Câmara, participa dos debates, na qualidade de representante dos Tribunais Regionais Federais no Comitê de Comunicação Social do Poder Judiciário.

    Confira a programação completa do 4º Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 (com informações da Agência CNJ de Notícias)





    Setor Responsável pelo Conteúdo

    Divisão de Comunicação Social

    Fechar mapa
    Mapa do site