Fechar menu
  • Fale com a Ouvidoria
  • JFCE realiza pesquisa inédita para melhorar os serviços com foco na experiência das pessoas usuárias
    Última atualização: 14/05/2025 às 16:59:00



    A Justiça Federal no Ceará (JFCE) iniciou, em parceria com a empresa Catálise, uma nova fase do Projeto Justiça Centrada nas Pessoas, que tem como objetivo tornar a Justiça mais acessível, eficiente e próxima da realidade de quem precisa dela. A ação consiste em escutar diferentes pessoas que usam ou trabalham nos serviços da instituição para identificar pontos de melhoria e propor soluções inovadoras.

    A pesquisa está sendo realizada em três cidades do estado do Ceará: Juazeiro do Norte, Sobral e Fortaleza. Os pesquisadores visitarão fóruns e unidades da Justiça Federal para observar como funcionam os atendimentos, as audiências, os espaços físicos e os sistemas digitais. Serão realizadas entrevistas presenciais e online com pessoas usuárias (autoras, rés e advogadas), além de escutas com servidores e servidoras, para compreender a jornada de quem procura ou presta o serviço público.

    Além disso, uma parte da equipe está realizando um diagnóstico arquitetônico dos prédios da Justiça Federal, avaliando aspectos como acessibilidade, conforto e humanização dos ambientes. Essa etapa já foi iniciada com uma visita a Juazeiro do Norte no início de abril deste ano. A próxima visita, focada na escuta qualitativa, será realizada na última semana de maio.

    A participação das equipes técnicas das varas e dos juizados também é essencial nesse processo. Para isso, estão sendo feitas conversas online com servidoras e servidores das unidades de Juazeiro do Norte, com o objetivo de entender melhor os serviços antes das visitas presenciais.

    Justiça Centrada nas Pessoas (JCP)

    O Projeto Justiça Centrada nas Pessoas (JCP) é uma iniciativa da JFCE em parceria com o PNUD e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), fruto de Cooperação Técnica entre os três órgãos, que busca desenvolver subsídios para fortalecer ações de inovação e melhoria dos serviços judiciários, por meio de metodologias, ações-piloto, estudos e ferramentas. A iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade da Justiça para quem mais precisa (em especial pessoas em situação de vulnerabilidade), por meio da inovação, da escuta das pessoas usuárias dos serviços judiciais e do fortalecimento da atuação institucional.

    O Projeto atua em seis áreas principais (chamadas de eixos), incluindo o cuidado com servidores(as), o uso de tecnologias, a melhoria dos serviços, o conhecimento, a governança e a eficiência. A pesquisa está sendo realizada no âmbito do Eixo 1 – Experiência do usuário e melhoria dos serviços do Projeto Justiça Centrada nas Pessoas (BRA/23/009).

    A proposta é redesenhar serviços com base em evidências, experiências reais e princípios de equidade, inclusão e escuta ativa. Com essa ação, a JFCE reafirma seu compromisso de construir uma Justiça mais humana, que coloque no centro as pessoas que dela precisam.


    Por: Ascom JFCE





    Fechar mapa
    Mapa do site