Última atualização: 04/02/2025 às 13:54:00
A ferramenta Cassandra, desenvolvida pela residência universitária na Justiça Federal em Alagoas (JFAL) para agilizar o trâmite de processos referentes a emissão de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) e de precatórios (PRC), está em fase de expansão. Para apresentar o estágio atual, os coordenadores da residência promoveram um webinário, na segunda-feira (03/02). As melhorias realizadas devem reduzir ainda mais a intervenção humana, a fim de garantir maior agilidade e eficiência.
O coordenador do Laboratório de inovação da JFAL (iLab), juiz federal Raimundo Alves de Campos Júnior, participou da reunião virtual e destacou a importância da Cassandra, especialmente para os Juizados Especiais Federais (JEFs). “É uma ferramenta de extrema importância para os usuários do sistema”, afirmou o magistrado. O desembargador federal Rubens Canuto, presidente da Comissão de Informática do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, destacou a necessária integração entre a informática e a atividade-fim, que é o atendimento aos jurisdicionados. “E a Seção Judiciária de Alagoas é, praticamente, a única a ter esse olhar”, considerou o desembargador.
Durante o webinário, o coordenador da residência universitária e diretor de Secretaria da 14ª Vara de Alagoas, Ulisses Bóia, explicou tecnicamente o desenvolvimento da terceira etapa de expansão. “O objetivo é garantir maior agilidade no trâmite de RPVs e de precatórios, com o menor risco possível de falha. Com isso, o andamento do processo fica totalmente automatizado”, explicou. Também coordenador da residência e diretor de Secretaria da 1ª Vara da JFAL, Felipe Martiniano, além de apresentar de forma geral todas as soluções desenvolvidas até agora, também antecipou duas outras soluções a serem apresentadas em breve.
Novos produtos
De acordo com Martiniano, Ian e Laura são novos produtos que se encontram em fase de desenvolvimento e devem contar com grande auxílio de inteligência artificial na sua execução. “As soluções desenvolvidas na residência geraram, até agora, uma economia de mais de R$ 11 milhões e 113,8 mil horas poupadas dos servidores, que podem dedicar esse tempo na consecução de outras atividades que demandam uma análise intelectual”, resumiu.
O webinário contou com a participação de servidores e servidoras de toda a 5ª Região, além de professores e de alunos residentes. A residência universitária em execução na JFAL é fruto do convênio firmado entre a Seção Judiciária e o Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (EASY) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O objetivo é oferecer soluções tecnológicas, que contribuam para a eficiência das ações no âmbito da JFAL.
Os produtos da residência universitária estão disponíveis no endereço https://residencia.jfal.jus.br/