Última atualização: 18/11/2024 às 16:52:00
Se o mês de outubro é dedicado aos cuidados com a saúde da mulher, o de novembro é deles; afinal, cuidar da saúde também é coisa de homem. A campanha Novembro Azul é dedicada à prevenção do câncer de próstata e à conscientização do diabetes. Em razão disso, a equipe médica do Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 elaborou algumas estratégias para divulgação destes temas no âmbito do Tribunal.
Durante todo o mês, edifício-sede será iluminado com a cor azul. Além disso, o NAS publicou o texto “10 Passos para uma Alimentação Adequada e Saudável”, que faz parte do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2006 e revisado em 2014, considerado pela agência Vox como o melhor guia alimentar do mundo.
Além dessas, outras ações também fazem parte da campanha:
#SaúdeEmCadaRefeiçãoTRF5
Com o objetivo de promover a alimentação saudável entre os servidores do TRF5, o NAS Solicita aos servidores que desejem participar que fotografem seu momento de refeição ou lanche no Tribunal, especialmente se estiverem acompanhados de colegas. As fotos destacando refeições coloridas e/ou que incluam folhas, legumes, verduras e frutas serão selecionadas para publicação.
As fotos deverão ser enviadas para o e-mail jmlopes@trf5.jus.br, contendo a hashtag #SaúdeEmCadaRefeiçãoTRF5 no assunto do e-mail. No final do mês, as fotos selecionadas serão organizadas em uma publicação.
Semana de diagnóstico e prevenção da diabetes
Na última semana do mês (25 a 29/11), serão realizados testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, peso e altura e circunferência abdominal, vinculados à orientação da equipe médica e de enfermagem do NAS. Será utilizado o Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC), instrumento que estima o risco de uma pessoa desenvolver Diabetes Mellitus tipo 2 nos próximos 10 anos. Servidores e funcionários terceirizados podem procurar espontaneamente o NAS para participar da ação e, a depender da demanda, será realizado um agendamento dos atendimentos.
Confira os “10 Passos para uma Alimentação Adequada e Saudável”