Última atualização: 23/10/2024 às 18:56:00
Um bate-papo descontraído, mas repleto de informações importantes sobre o câncer de mama e de colo do útero. Foi assim que a roda de conversa sobre o tema encerrou o ciclo de palestras previsto na programação da Semana do Servidor e da Servidora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, na tarde desta quarta-feira (23/10). De maneira leve, o médico oncologista Pedro Freire tirou dúvidas e falou sobre mitos e verdade associados às doenças.
O Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do TRF5 organizou uma forma interativa de abordar o assunto e elaborou um “quiz” (série de perguntas) para ser respondido pelo público presente, com a posterior explicação do médico especialista. Vários temas foram abordados: a importância da realização do exame de mamografia; a idade indicada para fazer o exame; a utilidade do autoexame; a relação entre a obesidade e o risco de de desenvolver o câncer; os mitos sobre o uso do anticoncepcional; fatores de risco, entre outros.
As ações de prevenção também estiveram no centro do debate e duas delas foram apontadas como fundamentais: a prática de atividade física e uma alimentação equilibrada, com baixa ingestão de gorduras. Para Pedro Freire, a campanha de prevenção deve ser realizada constantemente, sem se restringir a um mês apenas. “O Outubro Rosa deve ser o ano inteiro. Outubro é um mês em que a gente volta muito o olhar para a saúde da mulher, para a prevenção, para métodos de redução de risco e, depois, isso se esvai ao longo do ano. Que no nosso âmbito individual não nos esqueçamos que todos esses hábitos saudáveis devem ser seguidos de segunda a segunda, de janeiro a janeiro”, finalizou o médico.
A vice-presidente do TRF5, desembargadora federal Germana Moraes, também acompanhou o evento e reiterou a importância das ações de cuidado. “Quando nós ouvimos as pessoas falando sobre o assunto, isso retroalimenta a responsabilidade do autocuidado que devemos ter”, destacou a magistrada.
Mamógrafo móvel
O TRF5 realiza, no próximo dia 14/11, uma ação de prevenção ao câncer de mama. Após uma parceria com a Prefeitura do Recife, que disponibilizou um mamógrafo móvel, o Tribunal vai realizar exames gratuitos de mamografia. O público-alvo será mulheres com idades entre 50 e 69 anos, servidoras, terceirizadas ou familiares de integrantes da Corte.
O equipamento ficará disponível no edifício-sede do TRF5, das 8h às 12h, no turno da manhã, e das 13h às 17h, no horário da tarde. A previsão é de que sejam realizadas cerca de 80 mamografias. Não será necessário apresentar solicitação médica.
Para realizar o exame, é necessário deixar o nome na lista organizada pelo Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do TRF5. O contato pode ser feito através dos telefones 3425-9296/9866 ou pelo WhatsApp do NAS: (81) 99170-7397 (falar com Áurea, Ivana ou Etelvina).