Última atualização: 03/10/2024 às 19:28:00
O desembargador federal Edvaldo Batista, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, foi um dos agraciados com a Medalha da Ordem do Mérito Militar, concedida pela Justiça Federal Militar, em comemoração ao 216º aniversário da instituição. A cerimônia foi realizada no edifício-sede do TRF5 e foi prestigiada por magistrados, magistradas, servidores, servidoras e militares.
O magistrado recebeu a comenda no grau Alta Distinção, pelos relevantes serviços prestados à Justiça Militar. A juíza militar Maria do Socorro Leal abriu a solenidade e enalteceu os homenageados. “A entrega das comendas é um reconhecimento aos que, em suas áreas de atuação, ajudaram a fortalecer os pilares da nossa Justiça. São pessoas que, com esforço e dedicação, mantém vivo o compromisso com os valores da democracia, do respeito e da verdade”.
Coube a Batista discursar em nome dos outros cinco homenageados. Ele falou da alegria em receber a Medalha, destacou a trajetória de cada um dos condecorados e se emocionou ao falar da esposa e dos filhos. “O nosso sentimento é de alegria e gratidão. Receber a comenda da Ordem do Mérito Militar, em qualquer de seus graus, é algo de suma relevância para nós, porque consolida os elos que nos une à Justiça Militar da União”.
Edvaldo relembrou os tempos de estudante de Direito, quando acompanhava o pai, servidor da Justiça Militar, no trabalho. Segundo ele, esse foi o início da relação com a Justiça Militar e, por isso, o magistrado dedicou a medalha ao genitor. Ao final do discurso, o desembargador agradeceu a todas as pessoas presentes. “Da solenidade de hoje ficarão em nossas lembranças a fraternidade e a união de todos, militares e civis, magistrados federais comuns e magistrados federais castrenses, para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária”.