• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Tecnologia e inovação: projetos desenvolvidos na Residência em TI da JF5 são apresentados em workshop
    Última atualização: 19/09/2024 às 18:23:00



    Após 18 meses, a segunda turma da Residência Regional em Tecnologia da Informação (TI) da Justiça Federal da 5ª Região concluiu as atividades. Os projetos desenvolvidos pelos 40 residentes foram apresentados durante um workshop de encerramento, nesta quinta-feira (19/09), no Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5.  A Residência é fruto de uma parceria do TRF5 com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

    O desembargador federal Leonardo Resende, que coordena a Rede de Inovação da JF5, abriu a programação. Ele refletiu sobre a importância da automatização de procedimentos, sem deixar de lado a atividade humana. “É importante fazermos uma informatização humanizada do processo, trazer para o Judiciário uma revolução tecnológica, mas sem esquecer a centralidade do ser humano. É impensável submetermos o servidor a fazer uma análise que, no final das contas, é muito mecanizada e deveria ser feita de forma automatizada pelo sistema. Assim, seriam reservadas às pessoas tarefas de cunho mais cognitivo, de maior complexidade, sobretudo que demandem uma sensibilidade, uma percepção mais própria à capacidade humana”, avaliou.  

    Em seguida, foram apresentados oito projetos desenvolvidos: Red Alert, Painel do Centro de Inteligência, Consulta Processual Unificada, Pje 2x Mobile, Módulo de Controle de Precedentes, Banco de Talentos e Oportunidade, Sistema de Triagem Inteligente e Painéis para Gestão de Demandas de Saúde. Os produtos têm aplicação em diversos serviços do Judiciário, como inspeção, gestão de demandas repetitivas, triagem de petições iniciais, entre outros.  

    As informações sobre todos os projetos estão disponíveis no portal da Residência Regional de TI: residenciaregional.jfrn.jus.br  

    O professor da UFRN Everton Cavalcante, coordenador da Residência, agradeceu a parceria com o TRF5 e destacou a participação de toda a 5ª Região no desenvolvimento dos projetos. “Houve um envolvimento fortíssimo de todas as Seções Judiciárias da 5ª Região, com alguns servidores nos ajudando o tempo inteiro para que chegássemos até aqui. Isso é importante para entendermos que não estamos apenas entregando uma solução, mas que as Seções Judiciárias e o próprio Tribunal fazem parte disso. São soluções construídas em parceria”.  

    Também acompanharam o workshop o diretor de TI do TRF5, Robson Godoi; o diretor de Sistemas, Laureano Montarroyos; e o diretor de Modernização e Inovação da Corte, Magnus Medeiros. 

    Residência em TI 

    A Residência em TI busca promover a construção de soluções tecnológicas inovadoras em TI de caráter regional, que propiciem melhorias nos processos, métodos e atividades no contexto do Poder Judiciário, no âmbito da Justiça Federal 5ª Região. As atividades contam com a participação de integrantes tanto do Tribunal quanto das Seções Judiciárias vinculadas (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe). 

     


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site