Última atualização: 03/09/2024 às 17:18:00
Com o objetivo de sensibilizar e inspirar membros, servidoras e servidores da Corte a participarem de ações voluntárias, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 deu início, na tarde desta terça-feira (03/04), à 1ª Mostra de Voluntariado. A iniciativa reúne experiências de integrantes engajados em projetos sociais e acontece no hall de entrada do edifício-sede da Corte. Foram montados seis estandes de instituições que realizam este tipo de ação.
Participaram da abertura do evento a vice-presidente do TRF5, desembargadora federal Germana Moraes; o juiz auxiliar da Presidência, Alcides Saldanha; a diretora-geral Telma Motta; o diretor de Pessoal, Onaldo Mangueira; e a diretora de Desenvolvimento Humano, Isaura Rodrigues.
Isaura Rodrigues deu início ao momento. Ela agradeceu a presença de todos que atenderam ao convite, destacando o empenho de servidores e servidoras da Corte que dedicam parte do seu tempo, energia e afeto para fazer o serviço voluntário. Logo após, Telma Mota lembrou que, além dos expositores, outras pessoas no Tribunal se dedicam ao trabalho voluntário e que, por isso, é necessário que iniciativas como essa sejam divulgadas no âmbito interno.
O juiz auxiliar da Presidência, Alcides Saldanha, por sua vez, ressaltou que, num mundo com tantas desigualdades, dificuldades e falta de solidariedade, o Tribunal conseguiu reunir pessoas que têm o compromisso de ser doar para contribuir com a melhoria da qualidade de vida de outras pessoas. “Isso é uma coisa extremamente tocante e renovadora. Atos como esse nos renovam a esperança”, afirmou o magistrado.
Em seguida, foi a vez dos expositores falarem de suas experiências e dos trabalhos realizados através dos diversos projetos sociais. Para a servidora da Escola Superior da Magistratura da 5ª Região (Esmafe), Laura Araújo, esse tipo de atividade torna o indivíduo mais produtivo e o ajuda a se relacionar melhor, inclusive no ambiente de trabalho. “Conseguir trazer seu afeto para o seu local de trabalho, fazer aquilo que você ama e convidar seus colegas a fazer parte disso, aproxima, cria conexões”, disse.
A vice-presidente do TRF5, desembargadora federal Germana Moraes, falou da sua experiência com projetos sociais, durante sua trajetória como juíza federal. Lembrou, por exemplo, do tempo em que catava sacos plásticos na praia e distribuía ceias de natal com moradores de rua. Destacou, também que, segundo a ciência, as pessoas que realizam trabalho voluntário têm mais saúde e longevidade. “Quem está servindo pensa que está doando, mas está recebendo muito mais”, refletiu Germana Moraes.
A abertura contou, ainda, com a apresentação cultural do grupo de percussão de crianças do Projeto Inspire.
Mostra
A Mostra acontece até a próxima quinta-feira (05/09), das 9h às 17h. Estão expondo as seguintes instituições: Movimento Inspire, Fraternidade Sem Fronteiras, Natal do Sertão de Buíque (Centro Espírita Irmã Gertrudes), Costurando o Amanhã (Creche Maria de Nazaré), Coletivo Unificado Pessoas em Situação de Rua / Galera do Bem e Amigos no Sertão.
A iniciativa integra o conjunto de ações previstas no Plano de Logística Sustentável (PLS) da Corte e é uma forma de homenagear o Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto.