Última atualização: 30/08/2024 às 13:27:00
O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, desembargador federal Fernando Braga, foi homenageado, nesta quinta-feira (29/08), em Natal-RN, com o título de cidadão potiguar. A honraria foi concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), por proposta do presidente da Casa, deputado estadual Ezequiel Ferreira. A cerimônia contou com a participação das desembargadoras federais Germana Moraes (vice-presidente do TRF5) e Cibele Benevides, do desembargador federal Edilson Nobre e dos juízes federais Walter Nunes, Ivan Lira e Marco Bruno Miranda, além de amigos e familiares do homenageado.
O presidente da ALRN destacou a trajetória do novo cidadão do Rio Grande do Norte. "Este título de cidadão potiguar, outorgado pelo povo do Rio Grande do Norte, por meio desta Assembleia Legislativa, é um tributo merecido ao homenageado, um homem cuja carreira reflete o que há de mais nobre na busca pela justiça: a integridade, o conhecimento profundo e o compromisso inarredável com a verdade e o direito. Fernando Braga Damasceno, seu nome agora está definitivamente inscrito no rol daqueles que, por seus méritos e virtudes, conquistaram um lugar de honra na história do Rio Grande do Norte ”, disse Ferreira.
O presidente do TRF5 agradeceu a homenagem e fez questão ressaltar sua relação com a cidade de Natal e a carreira profissional trilhada no Rio Grande do Norte, como procurador da República. "Eu já me sentia um pouco norte-rio-grandense, e hoje o parlamento Potiguar apenas formaliza o que eu já considerava de fato em meu coração", afirmou o magistrado.
Fernando Braga também enalteceu o seu aprendizado na convivência com juristas potiguares, como os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Alberto Gurgel de Faria e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas.
Agenda cheia
Antes da homenagem na ALRN, o presidente do TRF5 participou da reunião dos Diretores de Foro da 5 ª Região, que aconteceu na sede da Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN). No mesmo dia, ocorreu o lançamento de seu livro “Direito Probatório (strictu sensu) da Valoração da Prova”, na Cidade do Sol.