• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Série “Desenhando a história” chega ao final contabilizando mais de 64 mil visualizações no Instagram
    Última atualização: 02/08/2024 às 12:11:00



    O Conselho da Justiça Federal (CJF) concluiu, nesta sexta-feira (2), a publicação das 35 animações da série “Desenhando a História”, que integra as atividades em comemoração aos 35 anos de instalação dos Tribunais Regionais Federais (TRFs). O último episódio relatou a decisão proferida pelo TRF4, em 1998, proibindo fumar em aeronaves. Todos os vídeos podem ser conferidos nos perfis do CJF no Instagram, YouTube e Twitter.

    A série, produzida pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do CJF, foi idealizada com o intuito de destacar a relevância da Justiça Federal na vida dos brasileiros por meio de um projeto inovador e de fácil compreensão.

    Segundo a assessora-chefe da Ascom/CJF, Ana Cristina Rosa, os temas dos vídeos foram selecionados com o apoio das Assessorias de Comunicação dos TRFs e traduzidos em desenhos para que a população pudesse conhecer, em linguagem simples, o alcance social de algumas das principais decisões da Justiça Federal ao longo dessas três décadas e meia dos TRFs.

    “Contar essas histórias, que impactaram, e seguem impactando, de maneira tão relevante a vida dos cidadãos brasileiros foi a forma que encontramos de celebrar a atuação da Justiça Federal. Buscamos ilustrar as decisões selecionadas de maneira lúdica e objetiva, e o resultado foi uma série que alcançou diferentes públicos em diversas plataformas”, comentou a assessora-chefe.

    Alcance

    Até o dia 31 de julho, no perfil oficial do Conselho no Instagram, os vídeos contabilizaram 64.899 visualizações, e a soma das pessoas alcançadas pelas publicações é de 43.740. A história com maior alcance e visualizações na rede foi a que relatou a disputa judicial entre o Ibama e uma idosa por causa de um animal silvestre.  Esse vídeo recebeu 5.719 visualizações.

    Já no YouTube foram registradas 2.781 visualizações, e o vídeo mais visto foi o que tratou do caso de um candidato com visão monocular, que quase perdeu o direito de assumir o cargo por causa da deficiência. No Twitter, onde é contabilizado apenas o número de impressões, os registros são de 4.465 e 3.257 impressões, no perfil da Justiça Federal e do Conselho da Justiça Federal, respectivamente.

    Sobre o projeto

    As produções contaram, de forma didática, as histórias de decisões emblemáticas que foram primordiais para a consolidação do Estado Democrático de Direito em nosso País.

    O vídeo de estreia foi publicado em 3 de abril durante a solenidade comemorativa dos 35 anos de instalação dos TRFs, que aconteceu na sede do Conselho e reuniu ministros, desembargadores, juízes, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público Federal (MPU) e convidados.

    As animações foram desenhadas à mão pela equipe de servidores e colaboradores da Ascom/CJF em estilo stop motion, com narração. Cada vídeo tem a duração de 35 segundos, número que marca o tempo de instalação dos TRFs.

    Confira todas as histórias acessando os perfis do Conselho no Instagram e no YouTube.


    Por: Ascom/CJF





    Mapa do site