• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Rede de Inteligência da Justiça Federal da 5ª Região se reúne na JFPE
    Última atualização: 24/07/2024 às 16:28:00



    A Rede de Inteligência da Justiça Federal da 5ª Região se reuniu, na terça-feira (23/07), para debater assuntos como experiências implantadas no âmbito de cada Seção Judiciária vinculada, linguagem simples, levantamento de processos relativos a causas das comunidades quilombolas e ferramentas tecnológicas processuais. Conduzido pela coordenadora da Rede, desembargadora federal Germana Moraes, o encontro foi realizado no edifício-sede da Justiça Federal em Pernambuco (JFPE), no Recife.  

    Outro assunto de destaque foi o Acordo-Base nº 01/2024, firmado entre a União, Caixa Econômica Federal, o Estado de Pernambuco, a Confederação Nacional das Seguradoras, o Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado de Pernambuco, para viabilizar a solução do conflito judicial em torno dos prédios tipo caixão, em Pernambuco. Todas as conciliações realizadas a partir do Acordo foram mediadas pelos Núcleos de Justiça 4.0 SFH da Justiça Federal e da Justiça Estadual. 

    Para o diretor do Foro da JFPE, juiz federal Claudio Kitner, a Rede de Inteligência tem um papel fundamental em pensar soluções e evitar possíveis ações criminais e cíveis. “Temos como exemplo os acordos entre a Justiça Federal, instituições e mutuários sobre as edificações do tipo ‘prédios-caixão”, uma iniciativa que foi pensada pelo Centro de Inteligência de Pernambuco com a desembargadora federal Joana Carolina”, disse Kitner, durante a abertura do encontro.

    “O Centro de Inteligência promove uma integração entre nós, que fazemos parte do Sistema de Justiça. O Núcleo 4.0, por exemplo, é uma experiência que pode ser reproduzida em outros locais, e por isso a importância desse tipo de encontro, ganhamos muito com essa troca”, explicou a desembargadora Germana Moraes. 

    Participaram do encontro, de forma presencial, a vice-diretora do Foro da JFPE, juíza federal Amanda Lucena, o coordenador do Centro Local de Inteligência (CLI) em Pernambuco, juiz federal Almiro José da Rocha Lemos, o juiz federal Isaac Batista, a juíza federal Gabriela Câmara e o assessor da Vice-Presidência do TRF5, Fernando Dantas. Vários magistrados(as) da 5ª Região participaram de forma remota. 

     


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - Com informações da Ascom JFPE





    Mapa do site