• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Justiça Restaurativa: curso regional de formação entra na fase prática
    Última atualização: 01/07/2024 às 13:19:00



    Começou hoje (1º/07) a segunda etapa do curso regional de formação em Justiça Restaurativa da Justiça Federal da 5ª Região (JF5). A capacitação vai até a próxima sexta-feira (05/07) e reúne magistrados(as) e servidores(as) que trabalham nos Centros de Justiça Restaurativa da JF5. O objetivo é formar facilitadores neste tipo de metodologia de resolução de conflitos no âmbito da JF5. Nesta fase, os participantes terão oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso teórico, que aconteceu online, entre os dias 15/05 e 19/06.

    O treinamento acontece durante toda a semana, das 9h às 17h, e está sendo ministrado pela supervisora do Centro de Justiça Restaurativa da Justiça Federal em São Paulo (CEJURE/SP), Carla Rodrigues de Souza. Segundo a orientadora, o treinamento atende a uma demanda do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina que haja cursos teóricos e práticos de formação de facilitadores. Ela explica que se trata de um curso prático em que as pessoas que participam experimentarão vivências e, ao final, sairão formadas facilitadoras em Processo Circular, que é uma das metodologias aplicadas na Justiça Restaurativa.

    De acordo com Rodrigues, a Justiça Restaurativa é um outro jeito de fazer justiça, outro paradigma, em que as vítimas têm voz e as necessidades de todas as pessoas envolvidas são atendidas. “A ideia é que as pessoas consigam manejar o seu próprio conflito. Para nós, da Justiça Restaurativa, o conflito é sempre uma oportunidade de crescimento e de transformação. Então, o conflito é a nossa matéria-prima de trabalho. Aqui, nós vamos desenvolver habilidades internas e externas para que o facilitador consiga sustentar escutas, tenha técnicas para cuidar de todas as necessidades e possa construir a paz”, explicou.

    Justiça Restaurativa

    A Justiça Restaurativa é um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram danos, concretos ou abstratos, são solucionados de modo estruturado.


    Por: Divisão de Comunicação Social TRF5





    Mapa do site