• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • ALEPE concede Medalha Comemorativa do Bicentenário da Confederação do Equador ao TRF5
    Última atualização: 18/06/2024 às 17:33:00



    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 foi um dos agraciados, na tarde desta terça-feira, com a Medalha Comemorativa do Bicentenário da Confederação do Equador, outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE). A Corte foi representada pela vice-presidente do TRF5, desembargadora federal Germana Moraes. A entrega da comenda ocorreu às 15h, no plenário da ALEPE. 

    Sobre a homenagem, Germana Moraes, que compôs a mesa de honra do evento, ressaltou os ideais democráticos e republicanos da Confederação do Equador e os correlacionou com impactos das decisões do TRF5 na efetivação dos direitos sociais. A magistrada também lembrou a história da revolucionária Bárbara Pereira de Alencar. Avó do escritor José de Alencar, a pernambucana de Exu é considerada a primeira presa política do Brasil e heroína da Revolução Pernambucana. 

    A Medalha

    A Medalha Comemorativa do Bicentenário da Confederação do Equador foi criada com o objetivo de enaltecer e rememorar o movimento revolucionário de mesmo nome, iniciado na então província de Pernambuco, no ano de 1824. Além do TRF5, outros tribunais, órgãos e entidades receberam a homenagem.

    A Confederação do Equador

    O movimento histórico, fundado nos ideais de liberdade e justiça, em oposição à centralização do Governo Central vigente, simboliza os predicados de bravura e patriotismo do povo pernambucano.

    Participaram do levante artistas, intelectuais, comerciantes, agricultores e escravos libertos, todos unidas pelo desejo de uma ordem política mais justa e democrática. Pernambuco reassumia sua posição histórica de destaque no cenário regional.

     


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 (com informações da ALEPE)





    Mapa do site