• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Encerrado hoje curso sobre o Sistema Nacional de Gestão de Demandas (SGD)
    Última atualização: 07/06/2024 às 16:29:00



    Terminou hoje (07/06) o treinamento voltado para o Sistema Nacional de Gestão de Demandas (SGD), promovido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região -TRF5. A capacitação, que teve início ontem, aconteceu, das 9h às 17h, na Sala Capibaribe, e foi ministrada pelo gerente nacional do projeto do Sistema Eletrônico de Recursos Humanos (SERH) do Conselho Federal de Justiça (CFJ), Frederico Augusto Costa de Oliveira.

    O objetivo do curso foi apresentar a ferramenta, que é responsável por servir de apoio à implantação e operacionalização do novo Sistema de Recursos Humanos. Segundo Frederico Oliveira, o SGD é uma ferramenta de governança, em nível nacional, que proporciona discussões, proposição de melhorias, troca de informações e experiências entre os tribunais.

    “É um sistema usado para comunicação, priorização e planejamento entre os 34 órgãos, em todo o País. É uma ferramenta nova na Justiça Federal, que vai apoiar a governança do SERH nacional. Toda proposição, dúvida, troca de experiência, todo planejamento, toda interação negocial entre usuário e o setor de Tecnologia da Informação (TI) será feito através dessa ferramenta”, explicou o gerente do projeto.

    O dia de ontem foi dedicado à apresentação de todo histórico do projeto, que teve início em 2003, e a um levantamento do que já foi feito até agora e das lições aprendidas durante essa trajetória. Hoje pela manhã, os servidores puderam conhecer mais detalhadamente as funcionalidades do SGD.

    Prática

    À tarde, os participantes tiveram oportunidade de colocar em prática os conhecimentos recém-adquiridos, em um laboratório montado exclusivamente para o treinamento, na própria Sala Capibaribe.

    Sistema Eletrônico de Recursos Humanos

    Desenvolvido pelo TRF4, o SERH foi aprovado pelo Colegiado do CJF, por meio da Resolução CJF nº 696/2021, com objetivo de ser utilizado como um sistema corporativo nacional e única ferramenta informatizada para a gestão do quadro de pessoal do CJF e da Justiça Federal de 1º e 2º graus.

    A previsão é que seja implantado em todos os órgãos até dezembro de 2026. Oliveira anunciou que o próximo passo é montar um cronograma e, posteriormente, começar a implantação do SERH nacional na 5ª Região.


    Por: Divisão de Comunicação Social TRF5





    Mapa do site