• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Dia da Árvore: TRF5 reduz em 83% o consumo de papel
    Última atualização: 12/09/2023 às 15:43:00



    Você sabia que para fabricar uma tonelada de papel é preciso derrubar de 10 a 20 árvores? Preocupado com o meio ambiente e com as etapas de produção e destinação do papel, depois de usado, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 está determinado a cumprir as 17 metas propostas no Plano de Logística Sustentável da Justiça Federal da 5ª Região (JF5), entre elas, a de reduzir o consumo de papel. De acordo com dados do Relatório de Desempenho: Indicadores de Desempenho Socioambiental 2022, o TRF5 conseguiu diminuir em 83% o gasto de papel no ano passado, em relação à média de consumo entre 2018 e 2020. 

    Os números também dão conta que a Justiça Federal da 5ª Região já alcançou, de maneira satisfatória, 14 das metas estabelecidas, tais como: capacitação e sensibilização em sustentabilidade, gestão de resíduos, reformas sustentáveis, consumo de água e esgoto e contratações sustentáveis. 

    Segundo o supervisor assistente do Setor Socioambiental do TRF5, Rodrigo Oliveira, a recomendação é que, além da redução do consumo de papel, as impressões se limitem ao estritamente necessário.  “É importante que todos - magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) - continuem trabalhando em prol do meio ambiente, usando os recursos naturais sem desperdícios e, sempre que possível, reciclando-os”, salienta. O supervisor lembra ainda da necessidade de se reduzir o consumo de água e energia elétrica, para o cumprimento das metas do Plano de Logística Sustentável.

    Dia da Árvore - Comemorado no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem da natureza, fundamental para o equilíbrio da vida na terra. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida, no Brasil, em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no Hemisfério Sul. 

     


    Por: Divisão de Comunicação Social TRF5





    Mapa do site