• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Workshop e apresentação de projetos marcam encerramento da primeira turma da Residência Regional em TI da UFRN/TRF5
    Última atualização: 17/03/2023 às 15:39:00



    Um workshop realizado nesta quinta-feira (16/3), na sede do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, marcou o encerramento das atividades da primeira turma da Residência Regional em Tecnologia da Informação – um programa do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o TRF5, com apoio administrativo da Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN). Na ocasião, foram apresentados oito projetos desenvolvidos ao longo do programa de especialização, sendo dois apoiados pelo Tribunal e um por cada seccional da Justiça Federal na 5ª Região (JF5).

    Participaram da abertura do workshop os juízes federais Marco Bruno Miranda e Hallison Bezerra, auxiliares da Presidência do TRF5, e os professores Everton Cavalcante e Elias Jacob, respectivamente coordenador e vice-coordenador da Residência. O evento também contou com a presença de outros docentes da UFRN, juízes federais (inclusive diretores de Foro das Seções Judiciárias vinculadas ao TRF5) e outras autoridades, além de servidores da JF5, com atuação não apenas em TI, mas em áreas diversas.

    Em suas considerações iniciais, Marco Bruno destacou a experiência prévia exitosa da parceria entre a Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN) e a UFRN, iniciada em 2017, que já possui quatro turmas implantadas e impulsionou a criação da Residência Regional. Em sua fala, Hallison Bezerra ressaltou que a especialização mostra o quanto a universidade pública tem a contribuir com a sociedade, pois pensa e constrói soluções para a vida prática. Ele explicou, ainda que, o presidente do Tribunal, desembargador federal Edilson Nobre – um grande entusiasta da inovação e apoiador da Residência – não pôde comparecer ao evento por ter compromisso em Brasília.

    A Residência, com duração de 18 meses, tem o objetivo de promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras em Tecnologia da Informação (TI), de caráter regional, que resultem em melhorias nos processos, métodos e atividades no âmbito da JF5. Para esta primeira turma, foram selecionados 37 residentes, sendo 23 deles na área de Desenvolvimento de Software e 14 na área de Business Intelligence & Analytics. Junto a eles, quatro especialistas atuaram na função de gerentes de projeto, liderando as atividades de desenvolvimento de cada uma das soluções em TI, de escopo regional, selecionados pela Rede de Inovação da Justiça Federal da 5ª Região (JF5 em Rede).

    Os projetos desenvolvidos pela primeira turma da Residência foram: 

    Instant Red Alert – apoio a inspeções (TRF5) 

    Painel de Demandas (Dashboard) – Centro de Inteligência (TRF5) 

    Espaço Virtual de Saúde (JFAL) 

    PJe 2.x Mobile (PB) 

    Buscajud – buscador Web (JFSE) 

    Sistema Regional de Banco de Talentos (JFCE) 

    Sistema Regional de Triagem Inteligente (JFPE) 

    Painéis Business Intelligence para Gestão de Varas Federais (JFRN) 

    Segunda turma – O evento também funcionou como aula inaugural da segunda turma da Residência Regional em TI da UFRN/TRF5, que foram recepcionados pelos colegas, professores e demais presentes. São 34 profissionais com graduação em Computação ou em áreas afins, que vão aprimorar seus conhecimentos e construir projetos inovadores para a JF5 ao longo dos próximos 18 meses.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site