• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Semana de Acessibilidade e Inclusão: capacitismo é tema de palestra no segundo dia de programação
    Última atualização: 20/09/2022 às 18:54:00



    “Quando aprendemos a conviver com o outro, independentemente de quão diversos nós somos e de quão diverso é o outro, nos tornamos mais humanos”. A frase da servidora Clarissa Gomes de Sousa, da Seção Judiciária da Paraíba (SJPB), resume bem não só o segundo dia de programação, mas a I Semana de Acessibilidade e Inclusão como um todo. Com o tema “Capacitismo e os desafios das pessoas com deficiência”, a palestra desta terça-feira (20), que contou com transmissão ao vivo através do canal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 no YouTube, mostrou que entender sobre o protagonismo das pessoas com deficiência (PCDs) também é uma forma de crescimento individual e social.  

    A abertura do evento foi realizada pelo desembargador federal convocado Marco Bruno Miranda, que ressaltou o compromisso institucional com o anticapacitismo, movimento de transformação social em defesa do respeito à diversidade e à subjetividade. Para as palestras, foram convidados o consultor em Políticas Públicas de Acessibilidade, Hellosman de Oliveira Silva, e a militante do movimento da pessoa com deficiência e participante do coletivo Serviço Social Anticapacitista, Fábia Halana Pita.  A mediação ficou por conta de Clarissa Gomes.  

    Hellosman abordou os conceitos de deficiência, acessibilidade e barreiras, bem como os normativos brasileiros que tratam sobre o tema. Ele apresentou um contexto histórico das pessoas com deficiência, desde a Idade Média, quando se acreditava que as PCDs deveriam ser exterminadas, até o modelo ideal de inclusão, que trabalha o protagonismo e a equiparação de oportunidades. “Estamos no processo de construção desse modelo social de inclusão, onde a ideia é que a diversidade humana se sobressaia pelo contexto do indivíduo. Nesse modelo, a ideia não é que nós, pessoas com deficiência, temos que nos preparar para a sociedade, mas sim a sociedade que tem que se preparar para construir os fatores que trazem a inclusão. E promover um evento como esse já um diferencial”, destacou. 

    Em seguida, Fábia palestrou sobre o capacitismo, que é entendido como o preconceito, a opressão e a discriminação contra a pessoa com deficiência, entendendo-a como incapaz. Ela explicou que é preciso estar atento às ações capacitistas, já que, muitas vezes, elas vêm “fantasiadas” de boas intenções, de cuidado e de proteção. “É importante que tenhamos amor e carinho, mas não na perspectiva do coitadismo, da pena, e, sim, na do reconhecimento da subjetividade de cada um, da humanidade da pessoa”. Ela também chamou a atenção para o uso de termos pejorativos, como “feito cego em tiroteio” e “tá surdo?”.  

    A diretora da Divisão de Desenvolvimento Humano (DDH), Isaura Rodrigues, encerrou a atividade, falando da satisfação por promover a Semana de Acessibilidade e assumindo o compromisso de multiplicar os conhecimentos adquiridos durante o evento.  

    Confira abaixo alguns exemplos capacitistas: 

    - Tratar PCDs como heróis, heroínas ou coitados (as);  

    - Usar PCDs como exemplos de superação ou objeto de motivação e inspiração para as pessoas; 

    - Hierarquizar as deficiências; 

    - Usar termos que minimizam a deficiência. São incorretos termos como especial, portador de deficiência, excepcional, pessoas com necessidades especiais, inválido e incapacitado. O correto é pessoa com deficiência; 

    - Fazer perguntas inoportunas; 

    - Tratar PCDs com termos infantis; 

    - Substitua as expressões “cego em tiroteio” por “desnorteado”, “perdido”; “capenga” por “falta algum item”; e “tá surdo?” por “não está prestando atenção à informação?”. 

    I Semana de Acessibilidade e Inclusão 

    Com o tema “Acolhendo a Diversidade: o protagonismo da pessoa com deficiência”, a I Semana de Acessibilidade e Inclusão, é uma ação das Comissões Permanentes de Acessibilidade e Inclusão do TRF5 e das Seções Judiciárias vinculadas. As atividades, que começaram na última segunda-feira (19), seguem até a sexta-feira (23). 

    Além da realização da palestra sobre capacitismo, a programação já contou com o lançamento da publicação "Direito à Inclusão: uma cartilha sobre os direitos das pessoas com deficiência” e de uma campanha solidária para ajudar a Casa Donem - Associação dos Familiares e Amigos dos Portadores de Doenças Neuromusculares. Até o final da semana, também serão realizadas uma oficina presencial com servidores e servidoras com deficiência e uma palestra sobre a gestão da acessibilidade.    

    Mais informações sobre a I Semana de Acessibilidade e Inclusão

    Publicação "Direito à Inclusão: uma cartilha sobre os direitos das pessoas com deficiência”

    Campanha solidária para ajudar a Casa Donem.

    Palestra “Capacitismo e os desafios das pessoas com deficiência”.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site